Sincomércio e Sesc distribuem alimentos arrecadados no Festival de Inverno

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sesc RJ entregaram na tarde de sexta-feira, 15, na unidade do Sesc Nova Friburgo, sete toneladas de alimentos não perecíveis doados durante o 23º Festival Sesc de Inverno, realizado na cidade de 11 a 27 de julho. Os alimentos foram arrecadados no Nova Friburgo Country Clube, nos fins de semana em que aconteceram os principais shows de música do evento, e atenderão a dez instituições socioassistenciais cadastradas no programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ.
Lembrando que a doação na entrada do clube era voluntária, o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, comemorou o recorde de arrecadação no Estado do Rio e destacou a solidariedade e a generosidade dos friburguenses, que no Festival Sesc de Inverno de 2024 já haviam contribuído para o Mesa Brasil com quase seis toneladas de alimentos. Braulio acompanhou a distribuição juntamente com o vice-presidente do Sincomércio Theóphilo Rodrigues Pinto Neto.
“Agradecemos ao público que entendeu o objetivo do programa e levou alimentos aos shows. Ficamos muito felizes por Nova Friburgo dar esse exemplo de fraternidade e responsabilidade social. As entregas extras, sempre bem-vindas, se somam ao que o Mesa Brasil repassa mensalmente aos órgãos cadastrados em nosso município”, salientou ele, embaixador do Mesa Brasil e representante na região da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora do Sesc RJ.
Criado em 2000, o Mesa Brasil recolhe alimentos não perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte para mais de 1.300 instituições do Estado que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa coordenado pelo Sesc RJ também orienta os cozinheiros das entidades a aproveitarem os alimentos de forma integral, com o uso de partes normalmente descartadas.
As instituições da cidade beneficiadas com os alimentos distribuídos na sexta- feira são as seguintes: Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, Instituição das Obras Sociais Madre Roselli, Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), Humédica Brasil, Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), Centro Social Nossa Senhora das Graças, Catedral de São João Batista, Associação Bodas de Caná e Legião da Boa Vontade (LBV).