Shopping Leblon celebra bicentenário França-Brasil com programação exclusiva

Em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre França e Brasil, o Shopping Leblon apresenta, até outubro, uma programação que conecta arte, moda e lifestyle com influência francesa. O destaque é a exposição inédita do artista Alvaro Seixas, que investiga a presença da França na cultura brasileira. Com a iniciativa, o empreendimento reafirma seu papel como ponto de encontro e palco para experiências artísticas no Rio.
“Acreditamos que ao promover a arte, enriquecemos a experiência dos nossos clientes, oferecendo mais do que contemplação estética: um verdadeiro mergulho cultural. A mostra Pilotis au Brésil proporciona uma vivência com caráter museológico, convidando o público a conhecer e refletir sobre a influência do Brasil na França e vice-versa, unindo arte, conhecimento e história”, comenta Paula Magrath, gerente de marketing do Shopping Leblon.
Pilotis au Brésil: 22 obras inéditas de Alvaro Seixas transformam o ArtWall em uma experiência museológica
Entre os destaques da programação está o projeto artístico-cultural “Pilotis au Brésil”, criado pelo artista visual Alvaro Seixas, um dos nomes mais relevantes da sua geração, com curadoria de Christiane Laclau, da Artmotiv. A proposta transforma o já conhecido ArtWall e, agora também, o corredor do Piso 0 em um circuito visual e sonoro que traz a experiência de um museu para dentro do shopping.
São 22 obras inéditas que dialogam com a influência cultural entre França e Brasil. Na mostra, o artista reinterpreta as ideias francesas e suas diversas releituras em território nacional e convida o público a refletir sobre as obras, contribuindo na construção poética da História como montagem.
“Esta exposição nasce do desejo de olhar para a presença da França no imaginário brasileiro não como algo externo, mas como parte do que nos constitui. Pilotis au Brésil é um percurso visual construído por Alvaro Seixas a partir de referências que atravessam sua formação e sua prática como artista e professor — da arquitetura à moda, da pintura à cultura popular”, afirma Christiane Laclau, curadora da exposição e responsável pela Artmotiv.
Uma exposição site-specific com linguagem acessível e conteúdo educativo
Projeto site-specific — concebido especialmente para o local —, “Pilotis au Brésil” parte da ideia de que a moda sempre foi fonte de inspiração para a arte dos séculos XX e XXI. “Nada mais natural do que levar essa exposição para dentro de um shopping center. Esses espaços são hoje vitrines do comportamento e da cultura visual – territórios ideais para o encontro entre moda, arte e o público”, afirma o artista Alvaro Seixas.
A instalação propõe um circuito visual e sonoro, com imagens gráficas e torres com audiofones que revelam, em vídeos curtos, aspectos pouco conhecidos da influência da cultura francesa no Brasil. Por meio de pesquisas do próprio artista, que também é professor de História da Arte na UFRJ, a exposição apresenta conteúdos consistentes e acessíveis, reforçando seu caráter educativo.
A escolha pela estética dos quadrinhos dialoga com a forte tradição francesa no gênero — o país é um dos maiores mercados de HQs do mundo — e reforça o compromisso da exposição com uma linguagem direta, lúdica e informativa. Entre as obras estão o “Caboclo” de Debret, Oscar Niemeyer em Paris, Christian Dior no Brasil e o icônico relógio de Santos Dumont assinado pela Cartier.
A exposição conta com visitas guiadas como forma de ampliar o acesso à cultura e ao conhecimento, democratizando a arte em um espaço cotidiano e vibrante.
Compromisso com a arte e educação
Há mais de 15 anos o Shopping Leblon investe em arte contemporânea, consolidando-se como um dos principais incentivadores culturais do bairro. Além das exposições fixas no Art Wall, o shopping patrocina eventos renomados como a ArtRio e mantém um programa de arte-educação em parceria com a Escola Municipal Santos Anjos, localizada no bairro. Como parte da celebração do “Ano França-Brasil”, uma visita guiada será realizada com alunos da escola, oferecendo uma oportunidade única para o contato dos estudantes com a arte contemporânea e a história cultural dos dois países.