Festival de Cinemetaverso 2025

Nova Friburgo se prepara para viver uma experiência única, que combina a inovação tecnológica da realidade virtual com a tradicional arte cinematográfica: nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o Festival de Cinemetaverso ocupa o Espaço Arp com experiências imersivas que unem cinema, tecnologia e criatividade.
O debate sobre tecnologia e cultura é repleto de dualidades: há quem encare a inovação com desconfiança e assombro, e há quem se deixe levar pelo encanto, hipnotizado pelas infinitas possibilidades que a internet oferece. Mas afinal: o que é o metaverso e como ele dialoga com o cinema?
Muito além dos jogos e plataformas digitais, o metaverso ganha no festival um recorte cultural e criativo. Ele transforma narrativas audiovisuais em experiências imersivas, nas quais o espectador não apenas assiste, mas vive a história.
O evento oferece masterclass e debate sobre o futuro da sétima arte e explora a fascinante relação do audiovisual com as tecnologias de realidade aumentada.
“Houve um entendimento muito equivocado sobre o metaverso. As pessoas o tratam como se ele fosse uma plataforma. Mas ele é um laboratório vivo para o cinema, um espaço em que a audiência participa ativamente da narrativa”, explica Flávio Mayenhofer, referência nacional em tecnologias imersivas. Para Guilherme Resende Jr, gestor da Clóvis Produtora,
“A proposta do Festival é apresentar ao público friburguense novas formas de contar histórias e debater o futuro do cinema com tantas novas tecnologias surgindo no setor”.
Programação em três dias:
Masterclasses e bate-papos sobre cinema imersivo, inteligência artificial e o futuro do audiovisual;
Exposições interativas com projeção mapeada, totem digital e experiências lúdicas, como a criação de avatares;
Sessões de cinema em realidade virtual com filmes premiados, incluindo experiências com óculos VR em diferentes graus de liberdade.
Por trás do festival
O Festival de Cinemetaverso é uma realização da Clóvis Produtora, representada por Guilherme Rezende Jr, que é sócio Fundador, de Nova Friburgo, e vem produzindo cultura em diversas esferas na cidade. Participante e militante do audiovisual regional, trabalhou em diversos filmes rodados na cidade desde 2017, inclusive dois pela própria produtora. Atualmente é idealizador e curador de projetos culturais como Usina Viva, que já acontece há 3 anos proporcionando arte inclusiva e gratuita para a população.
Flávio Mayerhofer, representa a StudioMeta.AI, que colabora com a Clóvis Produções na realização do Festival. Flávio é pioneiro em tecnologias imersivas no Brasil, com formação multidisciplinar em tecnologia, cinema e marketing; é cofundador e presidente da ABMeta (Associação Brasileira do Metaverso), além de liderar iniciativas inovadoras na StudioMeta.AI.
Serviço
Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Bloco 11 – Espaço Arp – Nova Friburgo (RJ)
Entrada: Gratuita (com retirada antecipada de ingressos para experiências premium)
Mais informações e programação completa: @festivalcinemetaverso