Somando mais de 400 mil exemplares vendidos, autor é um dos mais queridos e celebrados pensadores brasileiros

“Este livro foi escrito com pedaços de mim. Usando pedaços de mim como palavras, eu falei sobre Deus. Porque não há outra forma de falar sobre Deus a não ser falando sobre nós mesmos. Deus é um espelho no qual a imagem da gente aparece refletida com as cores da eternidade.”

– Rubem Alves

Parte de um imenso legado literário, a obra O Deus que conheço, do escritor e psicanalista brasileiro Rubem Alves, ganha nova edição. Autor com mais de 400 mil exemplares vendidos, o livro retorna ao mercado com projeto gráfico repaginado e conteúdo revisto. Importante nome nas áreas de educação, teologia e psicanálise, o autor é um dos pensadores contemporâneos mais celebrados e já conquistou o 2º lugar na categoria Contos e Crônicas no Prêmio Jabuti de 2009 com a obra Ostra feliz não faz pérola.

Com textos curtos e potentes, O Deus que conheço é um livro revelador, que carrega mensagens leves, claras e simples para quem busca entender sobre Deus e religião, e para quem apenas deseja reencontrar um modo mais bonito e honesto de se relacionar com o mistério. Ao longo das páginas, o autor revela que o Deus que conhece não cabe em doutrinas, nem é explicado com fórmulas: é o Deus do espanto, da beleza e da dúvida – aquele que habita o silêncio das perguntas e o mais singelo dos cotidianos.

Entre ensaios, memórias e divagações, Rubem Alves compartilha a própria fé sem pretensão de ensinar, converter ou arrebatar. O filósofo constrói uma teologia sem instituição, sensível e poética; uma teologia que olha para Deus e vê, acima de tudo, amor, música, riso, e que permite, em sua finitude, conhecer também um pouco mais de si mesmo. Repleta de humor, mas sem escapar da profundidade, a obra traz uma narrativa que desarma, acolhe e provoca, convidando leitores e leitoras a pensarem junto, sem medo de errar.

Atemporais, as obras de Rubens Alves provocam quem as lê a refletirem sobre a condição humana, o papel transformador de uma educação libertadora, o amor e, até mesmo, o conceito de Deus. Mesmo após 10 anos do próprio encantamento – como ele preferia chamar a morte –, os ensinamentos do escritor continuam inspirando. O legado literário de Rubem Alves conecta a essência da humanidade com a sabedoria que apenas os grandes mestres sabem oferecer, lembrando que o prazer é que dá sabor à vida, e de que a sabedoria, quando vivida plenamente, é a mais deliciosa das aventuras.

FICHA TÉCNICA

Título: O Deus que conheço

Autor: Rubem Alves

ISBN:

192 páginas

Editora Planeta | Selo Paidós

SOBRE O AUTOR

Rubem Alves (1933-2014) foi um pedagogo, educador, poeta, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, escritor e psicanalista brasileiro. Querido e celebrado por seus escritos, deixou um imenso legado literário. Dentre suas obras, foram publicadas pelo selo Paidós, da Editora Planeta: Rubem Alves essencial – 300 pílulas de sabedoria, Ao professor, com carinho e Ostra feliz não faz pérola, esta última tendo conquistado o 2º lugar na categoria Contos e Crônicas no Prêmio Jabuti de 2009.