Nesta sexta-feira (26/9), dia em que a cantora Gal Costa completaria 80 anos, a TV Cultura e Rádio Cultura Brasil (77,9) prestam homenagem à artista com uma programação especial.

Na tela da Cultura vai ao ar, de sexta (26) para sábado (27), à 0h15, o Ensaio, gravado em 2008. Já a Rádio Cultura transmitirá, durante todo o dia, entrevistas exclusivas da cantora, momentos históricos de sua carreira e depoimentos de quem é fã de seu trabalho. Confira a programação:

TV Cultura

No Ensaio, apresentado por Fernando Faro, Gal Costa relembra momentos importantes de sua trajetória profissional e canta sucessos como Minha Voz, Minha Vida; Baby; Vatapá; Samba do Grande Amor; Sábado em Copacabana; Vapor Barato; Força Estranha; Sorte; Meu Primeiro Amor e Aquarela do Brasil.

Dentre suas memórias, destaca a mudança, após quatro anos em São Paulo – capital onde fez seu primeiro show e se apresentou no Festival da Record com a música Divino Maravilhoso, de Caetano Veloso -, para o Rio de Janeiro. “Eu fui convidada, pelo Ricardo Amaral, para ir para a Sucata, lá no Rio de Janeiro, que era uma boate, naquele momento, de grande sucesso. E eu fui com esse show, que não era muita cara de boate, e Hélio Oiticica então fez um cenário. Um cenário onde ele colocou os músicos dentro de uma ‘redoma’ de tule […] E eu ficava na frente com Naná Vasconcelos”, conta.

A artista também revela como foi seu primeiro encontro, pessoalmente, com Dorival Caymmi, de quem se tornou grande parceira musical mais tarde. Em Salvador, quando ainda tinha o sonho de ser cantora, foi a um show, com Caetano, do cantor e compositor de Maracangalha. Na saída, esperaram e conversaram com ele. Gal diz que “Foi um encantamento. Depois fiz um disco cantando parte da obra dele, e fiz um show com ele, que foi um prazer, uma alegria. Ele é uma pessoa adorável.”

Rádio Cultura Brasil

A homenagem começa com o programa Música e Notícia, às 7h, onde Laura Mayumi traz depoimentos de artistas que conhecem a carreira da cantora ou que trabalharam diretamente com ela, como Tom Zé, Toquinho, Zé Ibarra, Criolo, Teago Oliveira, Marcelo Segreto e Sidney Molina.

Às 9h, no programa Todamúsica, de 2005, será reapresentada entrevista exclusiva da cantora a Vilmar Bittencourt. E, a partir das 10h, Fabiana Ferraz apresenta, no Galeria, registros à cantora realizados durante sua participação no programa Bem Brasil, da TV Cultura, em 2002.

Às 13h, edição especial do Programa de Estágio da Rádio Cultura Brasil. Estudantes de Rádio, TV e Jornalismo escolhem e comentam suas músicas preferidas do repertório de Gal Costa e, ainda, trazem um depoimento exclusivo da cantora Flor Gil.

O Estúdio 77, das 14h às 17h com Alexandre Ingrevallo, abre espaço para as escolhas dos ouvintes e traz depoimentos de Gal Costa em duas ocasiões em que ela participou do programa Ensaio, da TV Cultura, nos anos de 1994 e 2008. As entrevistas foram realizadas por Fernando Faro.

Patrícia Palumbo, no Vozes do Brasil, às 17h, celebra o aniversário de Gal Costa mostrando a produção da cantora numa temporada muito importante. Canções do final dos anos 1960 quando ela estreia em disco com Caetano Veloso (Domingo), até as gravações de 1977, quando ela lança Caras e Bocas.

Por fim , às 20h, um registro da série A Voz Popular, de 2006. Luís Antonio Giron faz uma análise da arte de Gal Costa, contanto com depoimentos do arranjador e pianista César Camargo Mariano.