Flora Manga com o clássico figurino do personagem mais famoso de Ziraldo

Neste Dia das Crianças, o Brasil celebra não apenas a infância, mas também um dos maiores ícones da literatura infantil, símbolo de alegria e irreverência. O Menino Maluquinho, de Ziraldo, completa 45 anos em 2025 e ganha uma homenagem festiva. No domingo (12), os fãs do personagem poderão se divertir com o evento Somos todos Maluquinhos na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, que inclui show literário da narradora de histórias Flora Manga e atividades voltadas ao público infantil.

A comemoração especial marca o início de uma parceria do Instituto Ziraldo (que cuida da guarda e difusão da obra do multiartista) com a Livraria da Travessa. O evento celebra a força de um menino que conquistou leitores de todas as idades com seu carisma, sua inteligência precoce e a maneira irreverente de enxergar o mundo. E representa com humor e delicadeza a infância como espaço de liberdade e inquietude.

Além das atividades para crianças, o público poderá encontrar na Travessa uma coleção de itens exclusivos que remetem ao personagem. Estarão à venda (em diversas lojas Travessa do Brasil) canecas e cadernetas que inauguram a linha especialmente desenhada para a Travessa, com a assinatura de Ziraldo. Será uma tiragem limitada e especial, reforçando uma conexão afetiva com a infância, com o universo inspirador do multiartista e com um dos personagens mais queridos da literatura infantil.

“O Menino Maluquinho atravessa gerações. A figura do garoto de panela na cabeça é inspiradora, simboliza o olhar curioso e inventivo da infância. Daí a importância e alegria de celebrarmos os 45 anos do personagem neste Dia das Crianças e, ainda, dentro de uma livraria! Será um encontro cheio de afeto e histórias para brindar a obra de um artista que traduziu em palavras e imagens aquilo que toda criança sente: o desejo de ser feliz e acolhida”, destaca Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo.

“Maluquinho é um manifesto pela infância nestes tempos em que se fala tanto sobre a adultização infantil. É um despertar para viver a infância de forma plena e nos atentar que, para se tornar um adulto legal, não podemos deixar a criança sair da gente!”, completa Flora Manga.

“Celebrar os 45 anos do Menino Maluquinho é mais do que homenagear um personagem: é reconhecer a potência da infância como território de imaginação, liberdade e afeto. Para a Melhoramentos, que tem uma história entrelaçada com a obra de Ziraldo, participar dessa comemoração é reafirmar nosso compromisso com a literatura que forma leitores e atravessa gerações”, ressalta Diêgo Sanches, Gerente Executivo da Editora Melhoramentos.

O sábado (11) também trará programação especial para lembrar Ziraldo (1932-2024), criador de personagens emblemáticos no imaginário infantil. O autor será festejado com uma sessão de autógrafos de “O Caminho das Sete Tias” (Editora Melhoramentos), que reúne texto inédito seu com projeto gráfico e ilustrações de Adriana Lins. A coautora, sobrinha de Ziraldo, vai autografar exemplares da obra na Livraria Pequeno Benjamin, em Ipanema, a partir das 11h. O evento, que terá ainda contação de histórias pela arte-educadora Anamô, é aberto ao público.

“O Caminho das Sete Tias” narra a jornada de um príncipe encantado que, tomado pela ausência da alegria, é guiado por sete tias mágicas – cada uma revelando um planeta, uma cor, uma fragilidade humana, uma nota musical – numa busca sensível e simbólica por significado e felicidade.

O livro ganhou forma a partir de um texto datilografado por Ziraldo na década de 1990. O texto foi entregue à Editora Melhoramentos, na época, acompanhado por um bilhetinho escrito de próprio punho, carregado de sentimento e boa intuição: “Vamos guardar para uma próxima oportunidade”. Quase 30 anos depois, a oportunidade finalmente chegou, transformando-se em um livro que reafirma o talento e a sensibilidade do criador de O Menino Maluquinho.

Também no sábado, a partir das 9h30, a Casa 11 – um misto de sebo e livraria com mais de 100 sócios e voluntários – promove uma festa das crianças em Laranjeiras, com a leitura de “Flicts” (primeiro livro infantil de Ziraldo, editado originalmente em 1969).

O evento oferece contação de histórias e oficinas criativas, a cargo da psicóloga infantil Letícia Beghini, além de apresentação musical de José Henrique e Wade Lulo (que trazem as canções compostas por Sérgio Ricardo em 1972 para o livro de Ziraldo). Neste evento para todas as idades, a Casa 11 ainda realiza um sonho antigo de inclusão e democratização, viabilizando a ida de crianças e adultos do Projeto Potencializa, realizado na Comunidade dos Guararapes, no Cosme Velho, para participar da festa que homenageia a leitura, as infâncias e o livro de Ziraldo que revolucionou a literatura infantil.

PROGRAMAÇÃO

 ‘Flicts’

Contação de histórias e oficina criativa com Letícia Beghini

Apresentação musical de José Henrique e Wade Lulo

Data: Sábado, 11 de outubro

Horário: das 9h30 às 13h

Local: Largo Maria Portugal, em Laranjeiras (em frente à Rua Alice)

‘O Caminho das Sete Tias’ / Editora Melhoramentos

Contação de história com Anamô e sessão de autógrafos com Adriana Lins

Data: Sábado, 11 de outubro

Horário: a partir das 11h

Local: Livraria O Pequeno Benjamin – Rua Visconde de Pirajá 595 – Loja 113, Ipanema

Somos Todos Maluquinhos

Show literário de Flora Manga e atividades lúdicas interativas

Data: Domingo, 12 de outubro

Horário: Das 16h às 18h

Local: Livraria da Travessa do Leblon

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A (Shopping Leblon)