Brasileira é premiada entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo pelo MIPAD 2025

Aline Odara, fundadora e diretora executiva do Fundo Agbara, foi premiada na categoria “Filantropia e Impacto Social” na edição 2025 da lista Most Influential Global Top 50 Philanthropy Edition, organizada pelo MIPAD (Most Influential People of African Descent). O reconhecimento integra a Recognition Week 2025, realizada entre 25 e 27 de setembro, em Nova York, e destaca lideranças negras que vêm promovendo transformações de impacto em escala global.
À frente do Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico voltado exclusivamente para mulheres negras no Brasil, Aline tem consolidado uma trajetória marcada pela mobilização de recursos, fortalecimento de lideranças e criação de iniciativas que ampliam direitos e oportunidades. Sua premiação reforça o protagonismo brasileiro em espaços globais de transformação social. Desde 2017, nomes nacionais vêm sendo reconhecidos pelo MIPAD em áreas como negócios, cultura, governança e filantropia.
“Ser premiada pelo MIPAD, dentro da categoria Filantropia e Impacto Social, é um reconhecimento coletivo. Ele celebra não só a minha caminhada, mas o trabalho de todas as mulheres negras que constroem diariamente caminhos de resistência, inovação e esperança. Este prêmio reafirma que nossas vozes e ações têm impacto global. Ser reconhecida foi um sonho que se tornou realidade, além de dar um passo muito importante na minha trajetória com Fundo Agbara”, afirma Aline Odara.
Aline Telles Coelho é cientista, pedagoga e Diretora Executiva do Fundo Agbara, o primeiro fundo de mulheres negras do Brasil. Formada em liderança e inovação pela Universidade de Harvard, foi reconhecida por prêmios nacionais e internacionais, como o Empreendedor Social da Folha de S.Paulo (2023), Black Women Give Back (EUA), e MIPAD/ONU (2025), que a destacou entre as 50 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo em filantropia e impacto social. Também integra programas de liderança como o Santander SW50, TIAW e Tallberg Foundation, e atua como conselheira e fellow em organizações como Ashoka, Rede Lemann, Skoll e Schwab Foundation.
Fundado em 2017, o MIPAD é uma organização global sediada nos Estados Unidos, reconhecida e parcialmente financiada pela ONU, criada em apoio à Década Internacional dos Afrodescendentes. Em 2025, a ONU lançou a Segunda Década Internacional dos Afrodescendentes (2025–2034), reafirmando os pilares de Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.
Sobre o Fundo Agbara
O Fundo Agbara, palavra yorubá que significa “potência”, é uma organização sem fins lucrativos e de impacto social cuja missão é promover o Bem Viver com protagonismo de mulheres negras, a partir da redistribuição de poder e recursos, da reparação histórica, da valorização das culturas afro-brasileiras e da regeneração de territórios e relações com a natureza. O Agbara é o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil e nasceu em setembro de 2020 com o propósito de apoiar mulheres negras em todo o país, o grupo demográfico mais impactado pela crise econômica gerada pela pandemia.