Reunião na sede do Sincomércio desenha projetos para o Polo Gastronômico de Nova Friburgo

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, recebeu na tarde de sexta-feira, 10, na sede da entidade, diretores do Polo Gastronômico de Nova Friburgo para conversar sobre projetos de divulgação da gastronomia local junto aos friburguenses e também aos turistas. Como primeiro resultado do encontro, ficou agendado para 24 de novembro, na unidade do Senac, no Espaço Arp, evento que irá detalhar as ideias do polo a empresários de hotéis e restaurantes da cidade e de municípios vizinhos. Na oportunidade, os empresários conhecerão o portifólio de cursos oferecidos pelo Senac Nova Friburgo, que abrangem uma série de opções para a área de gastronomia.
Representante na região da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora do Senac RJ, Braulio Rezende relatou aos diretores do polo os enormes investimentos efetuados em Nova Friburgo, com a inauguração, em dezembro de 2024, da moderna unidade no Espaço Arp. Ele destacou que, para o setor gastronômico, a unidade conta com a mais completa cozinha de todo o Estado.
“Nossa cozinha atende, por exemplo, às necessidades das aulas de panificação, que as pequenas não comportam. A abertura da nova sede se mostrou uma grande virada do Senac em Nova Friburgo, uma vez que passou a disponibilizar laboratórios incríveis, excelentes equipamentos, alta tecnologia e cursos pensados especificamente para as demandas do nosso comércio”, acentuou.
Braulio convidou para a reunião o assessor de Inovação e Produtos do Senac RJ, Claudio Tângari. Discorrendo sobre as ações do Senac em benefício das empresas de comércio e serviços, Tângari sugeriu ao polo parceria no projeto Rio do Sabor, que tem duração de seis a oito meses e, como uma das principais vertentes, qualificação da mão de obra dos segmentos envolvidos.
“O lançamento em Nova Friburgo do Rio do Sabor, que une turismo e gastronomia, poderia acontecer no próprio dia 24 de novembro. Nosso projeto visa a incrementar os negócios por intermédio da capacitação”, reforçou.
Vice-presidente do Polo Gastronômico, Felipe Espírito Santo revelou que está em andamento a criação de um evento anual para promover a gastronomia da cidade, que incluirá atrações de entretenimento.
“Já realizamos eventos menores, de preparação para este maior que deve ocorrer a cada ano, num trabalho com produtores locais de cachaça, queijos, ovos, entre outros. O apoio do Senac será fundamental para nosso sucesso”, defendeu ele, que é sócio da Feitoria e da Casa Cônego.
Além de Felipe, participaram da reunião Roberto Bastos, igualmente sócio da Feitoria e da Casa Cônego, Bernardo Alves de Miranda, do Grupo Bea, e Leonardo Costa David, assessor jurídico do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ambas as entidades presididas por Braulio Rezende.