“A Árvore que Dá Livros” chega à sua 14ª edição

Uma foto na internet foi a inspiração para as amigas apaixonadas por leitura, Luísa Machado, Rosângela Buarque e Scheila Santiago, organizarem uma árvore de Natal totalmente montada com livros em Nova Friburgo. Mas o projeto delas foi além: uma árvore feita com livros doados e para serem distribuídos para a comunidade, com o objetivo de incentivar a leitura para todos os públicos e em todas as idades.
Na sua 14ª edição, ‘A Árvore que Dá Livros’ conta com seis pontos de arrecadação, entre eles, a Sala de Leitura e Livraria Tangolomango, na Praça Presidente Getúlio Vargas, 105/ loja 13 – Galeria União – Centro . Para o contador de história e arte-educador, Laerte Vargas, responsável pela Tangolomango, ‘A Árvore que dá Livros’ é uma das mais expressivas ações de fomento à leitura na cidade. “Ela não só mobiliza a comunidade que quer ganhar livros, como também os colaboradores que, numa atitude de desapego, doam livros para a campanha. Ela resgata o verdadeiro sentido do Natal, embaçado pela febre das liquidações; ou seja, o legítimo exercício da generosidade em prol do outro”, de clara Laerte Vargas, que doará parte de seu acervo pessoal de livros infantis para o projeto.
As doações dos livros podem ser feitas até o dia 19 de dezembro. Uma das organizadoras, Luísa Machado, lembra que na primeira edição, foram arrecadados cerca de 800 livros. “Parece muito, mas grande parte deles eram enciclopédias e livros didáticos antigos, revistas e catálogos, muitas vezes com informações ultrapassadas, que não despertam interesse pela leitura. Por isso, pedimos que sejam doados livros de literatura, já que nosso objetivo é incentivar a prática da leitura” esclarece Luísa.
A árvore será montada dia 21 de dezembro, a partir das 9h, na Galeria do Bloco 11, no Espaço Arp. A desmontagem da árvore será às 18h, quando as pessoas podem pegar os livros que quiserem. O evento tem entrada gratuita. “A Árvore que dá livros sempre foi e continua sendo um projeto para todas as idades. Temos a felicidade de receber um público que vai desde crianças pequeninas, passando por adolescentes, jovens, adultos e também muitos idosos. Recebemos livros que agradam todos os públicos, e talvez esse seja o grande diferencial da Árvore. Ela é feita por todos e para todos.” finaliza Luísa.
Serviço:
Locais que estão recebendo os livros de literatura até 19 de dezembro:
– Sala de Leitura e Livraria Tangolomango
– Educandário Miosótis
– Genipapo Livraria
– Edifício Amazonas
– La Benta Confeitaria
– Usina Energisa






