Águas de Nova Friburgo conquista premiação nacional com projeto inovador de gestão de resíduos

Águas de Nova Friburgo foi a vencedora na categoria “IGS – ESG” do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), o mais importante reconhecimento do setor no Brasil, com o case “Cultura que Transforma: A Jornada Coletiva de Águas de Nova Friburgo”. A concessionária também recebeu a placa “Destaque em Gestão – Rumo à Excelência ESG”, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade da gestão. A cerimônia de premiação ocorreu durante evento realizado na última semana em Campinas (SP).
O case apresentou como a empresa estruturou e implementou práticas inovadoras de gestão de resíduos que a conduziram à certificação Rumo ao Lixo Zero. A concessionária passará, ainda neste mês de dezembro, por nova auditoria para sua recertificação.
O projeto foi apresentado pelo analista ambiental Bernard Vecci, que celebrou o reconhecimento nacional.
“Ter o nosso projeto reconhecido como o mais inovador em sustentabilidade do Brasil celebra o resultado de um esforço coletivo. Esse prêmio é de cada colaborador que acredita na transformação e trabalha todos os dias para que a empresa seja referência nacional em boas práticas ambientais e sociais”, destacou Bernard, reforçando que essa é uma etapa importante rumo à obtenção do Selo Lixo Zero.
Atualmente, mais de 50,4% dos resíduos gerados deixam de ser enviados a aterros sanitários, sendo destinados à reciclagem e à compostagem – um avanço significativo em sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
Para a diretora Danielle Moreira, o prêmio reflete a força do trabalho conjunto da concessionária.
“Receber esse prêmio confirma que estamos no caminho certo. Ele representa o compromisso diário de cada colaborador com o meio ambiente e com a inovação. Essa conquista mostra que a transformação que buscamos nasce do trabalho coletivo, da busca contínua por práticas mais responsáveis e do orgulho que temos em servir nossa cidade. Esse reconhecimento nacional nos impulsiona a avançar ainda mais e a seguir inspirando o setor de saneamento com ações que geram impacto real para as pessoas e para o planeta”, afirmou.
Sobre o PNQS
Considerado o “Oscar do saneamento”, o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
O projeto da Águas de Nova Friburgo integrou a lista de finalistas durante o Seminário de Benchmarking do PNQS, onde cases de todo o país foram apresentados e compartilhados nacionalmente.






