J.-Pinto.Igreja da Penha /1900-1910. Ao fundo o Instituto Oswaldo Cruz. (Brasiliana Fotográfica)

Vem aí a websérie “Memórias Cariocas”, um projeto do Rio Memórias que traz conversas sobre o subúrbio do Rio, suas figuras históricas e seus patrimônios culturais. A série, estruturada em quatro episódios, conta com pesquisa, roteiro e apresentação da jornalista Monica Sanches, repórter especial da TV Globo durante 31 anos, especialista em pesquisas sobre a Histórias do Brasil e organizadora do livro “Pretos Novos do Valongo”. Cada episódio traz entrevistas com historiadores, perfis de figuras históricas e matérias sobre sítios de patrimônio histórico na região. A novidade será lançada em evento na Casa Rua, em Madureira, no dia 06 de dezembro, sábado, das 11h às 13h, com roda de conversa com Monica Sanches e o historiador Rafael Mattoso.

Sandra Carneiro, Rafael Freitas, Rafael Mattoso e outros nomes importantes integram o grupo de especialistas entrevistados. A Fazenda Capão do Bispo, o Museu do Trem e outros patrimônios ameaçados compõem o quadro “Blitz do Patrimônio”. Entre as figuras homenageadas estão Dona Ivone Lara e os fundadores do Bangu Athletic Club.

O primeiro episódio investiga as origens dos subúrbios que correspondem à maior parte do território e da população do Rio de Janeiro: os primeiros habitantes e os caminhos para as zonas norte e oeste. Na Blitz do Patrimônio, o que restou de uma fazenda do século dezesseis onde foram cultivadas as primeiras mudas de café que geraram o importante ciclo econômico. E uma homenagem à mãe de santo lyá Davina, que levou tradição e cultura às áreas mais afastadas da cidade.

“A série percorre a história do Rio com foco nos chamados arrabaldes, que, desde a ocupação indígena, têm sido territórios muito importantes para a cidade. Falamos também do trem, das moradias operárias e da riqueza cultural produzida nos subúrbios que forma parte expressiva da chamada identidade carioca”, explica Mônica Sanches.

Para o Rio Memórias, que já tinha assinado seis temporadas de um podcast elogiado, a websérie é uma oportunidade de experimentar um novo formato: “Imagens são ferramentas poderosas para contar o passado. É um grande desafio incorporá-las às narrativas e para isso contamos com a Mônica Sanches à frente do projeto”, conta Livia Baião, diretora do Rio Memórias.

Canal do Rio Memórias no Youtube: https://www.youtube.com/c/RioMem%C3%B3rias

Serviço:

Lançamento da Websérie

Roda de conversa com a apresentadora Monica Sanches e o historiador Rafael Mattoso.

Quando: 06 de dezembro, sábado, das 11h às 13h

Onde: Casa Rua – R. Carvalho de Souza, 237 – Cobertura, Madureira

Dê preferência ao transporte público.

Entrada gratuita mediante a retirada de ingresso no site https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-webserie-memorias-cariocas/3231001