Última roda do Samba na Serra recebe Pinguim e Gabriel da Muda em Nova Friburgo

A roda do Samba na Serra se despede de 2025 com uma edição especial. O projeto, que tradicionalmente acontece às quintas-feiras, terá sua última roda do ano excepcionalmente na quarta-feira, 17 de dezembro, na Rua do Relógio da Arp. A partir das 19h Pinguim convida um dos nomes mais respeitados da nova geração do samba carioca: Gabriel da Muda.
Gabriel da Muda, cantor e cavaquinista, se tornou um dos nomes mais consistentes do samba carioca contemporâneo. Revelado em rodas tradicionais da cidade, Gabriel integrou projetos emblemáticos como o Samba da Ouvidor e o Nem Muda, Nem Sai de Cima, além de manter intensa atuação em palcos, festas e festivais dedicados ao samba de raiz. Com estilo marcante e forte conexão com a tradição, Gabriel soma gerações e reforça a identidade do samba carioca.
Ele é o grande convidado de Marcello Pinguim, que já é muito conhecido da região. O músico cresceu no universo do samba, levado desde criança às rodas pelo pai. Em 2020, criou o projeto “Pinguim e Amigos”, dedicado ao samba de raiz e a repertórios consagrados por grandes nomes do estilo. Em todas as apresentações, leva o público a cantar e dançar junto, transformando cada show em uma grande roda de celebração.
A entrada para a roda de samba é R$ 20 já que o espaço será reservado especialmente para o evento, garantindo mais conforto e segurança ao público que, novamente, terá a oportunidade de vivenciar a magia das rodas de samba em pleno coração da cidade.
A classificação é de 18 anos. Ingressos à venda online, no site da Guichê Web, ou presencialmente na Casa da Serra Carioca (Av. Conselheiro Julius Arp, nº 80, bloco 12, galpão 110 – Centro) e no Rua Pizza Shop (Rua Nossa Senhora de Fátima – Centro).
Sobre o Samba na Serra
Criado em 2023, o Samba na Serra tem como proposta valorizar o samba e a cultura desse patrimônio brasileiro em Nova Friburgo. O projeto reúne artistas da cidade e do cenário carioca em edições robustas, com longas maratonas musicais. Sua primeira edição aconteceu no Jardim Natureza, e a segunda, no Dia do Trabalhador, na Arp, que reuniu atrações como Leandro Sapucahy, vencedor do Grammy Latino.
Entre as grandes edições, o projeto ganhou uma versão semanal: rodas de samba realizadas entre dezembro de 2024 — mês do Dia Nacional do Samba — e abril de 2025. Os encontros movimentaram a Rua do Relógio, impulsionaram o fluxo do polo gastronômico da Arp e consolidaram o Samba na Serra como parte oficial do calendário cultural da cidade. A versão semanal retornou em 25 de setembro e agora encerra seu ciclo anual com a programação especial desta quarta-feira.
SERVIÇO:
Roda do Samba na Serra – última do ano!
Data: Quarta-feira, 17 de dezembro
Hora: A partir das 19h
Local: Rua do Relógio – Espaço Arp, Nova Friburgo (RJ)
Entrada: ingressos à venda (R$20) | Classificação: 18 anos






