O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, anuncia sua participação como apoiador da primeira apresentação no Brasil de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela), projeto emblemático do artista francês Daniel Buren, que chega ao país em janeiro, com realização da Galeria Nara Roesler em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). A performance-regata acontecerá neste dia 22 de janeiro, às 15h, em um percurso de ida e volta entre a Marina da Glória e a Praia do Flamengo.

Criada em 1975, a obra vem sendo apresentada ao longo de cinco décadas em cidades como Berlim, Genebra, Lucerna, Miami e Minneapolis, sempre em diálogo direto com a paisagem e o contexto urbano de cada local. No Rio de Janeiro, o projeto se desdobra em dois momentos complementares, integrando arte, movimento e espaço público.

“Trata-se de um trabalho feito ao ar livre e que conta com fatores externos e imprevisíveis, como clima, vento, visibilidade e posicionamento das velas e barcos, de modo que, ainda que tenha sido uma ação realizada dezenas de vezes, ela nunca é idêntica, tal qual uma peça de teatro ou um ato dramático”, disse Daniel Buren, em conversa com Pavel Pyś, curador do Walker Art Center de Minneapolis, publicada pelo museu em 2018.

A ação tem início com uma regata-performance na Baía de Guanabara. Onze veleiros da classe Optimist partem da Marina da Glória com velas estampadas pelas icônicas listras verticais de Daniel Buren, ativando o percurso até a Praia do Flamengo como uma intervenção artística em movimento. A paisagem natural e urbana do Rio passa a integrar a obra, reforçando o caráter in situ que marca a trajetória do artista.

Após a conclusão da regata, as velas são deslocadas para o foyer do MAM Rio, onde passam a integrar a exposição derivada da ação no mar. Instaladas em estruturas autoportantes e dispostas de acordo com a ordem de chegada dos veleiros, as velas evidenciam a transição do uso funcional para o campo artístico, prolongando no espaço expositivo a experiência iniciada na Baía de Guanabara. A mostra fica aberta ao público de 28 de janeiro a 12 de abril de 2026 e conta com expografia assinada pela arquiteta Sol Camacho.

SERVIÇO:

Exposição: “Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela)”, de Daniel Buren

Abertura: 28 de janeiro de 2026

Encerramento: 12 de abril de 2026

Performance/regata: percurso ida e volta, da Marina da Glória à Praia do Flamengo, em 24 de janeiro

Horários de visitação: Quartas, quintas, sextas, sábados domingos e feriados, das 10h às 18h Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual

Ingressos: Link – Entrada gratuita para todos os públicos: https://mamrio.byinti.com/#/ticket/

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

End: Av. Infante Dom Henrique, 85 Aterro do Flamengo Rio de Janeiro | RJ – Tel: (21) 3883-5600

SOBRE O DANIEL BUREN

Sobre o artista Daniel Buren (Boulogne-Billancourt, França, 1938) é um dos principais nomes da arte conceitual desde os anos 1960. Membro fundador do grupo Buren, Mosset, Parmentier, Toroni, tornou-se internacionalmente conhecido pelo uso sistemático de listras verticais de 8,7 cm, aplicadas a diferentes superfícies, espaços arquitetônicos e contextos urbanos. Entre 1967 e 1968, realizou intervenções públicas não autorizadas em Paris com cartazes listrados, prática que retomaria no início dos anos 1970 em mais de cem estações do metrô da cidade. A partir dessas ações, Buren formulou o conceito de arte in situ, caracterizando obras concebidas em relação direta e indissociável com o lugar onde são apresentadas. Ao longo de sua trajetória, expandiu sua pesquisa para trabalhos tridimensionais, ambientes imersivos e o uso de cor, luz, espelhos e materiais translúcidos, transformando a percepção do espaço e a experiência do espectador. Participou de diversas edições da Bienal de Veneza, onde recebeu o Leão de Ouro em 1986, e mantém presença central no circuito internacional da arte contemporânea.