Lamego – Cidade Poema, faz live com este colunista hoje, às 13h do Brasil
A Câmara de Lamego – Portugal e a rede de bibliotecas do município levam a poesia feita pelos alunos do conselho no decorrer do ano escolar ao Teatro Ribeiro Conceição, mas, este ano, através do YouTube, disse a organização.
“Trata-se de uma festa da poesia, do livro e da música. Conjugamos todos os elementos e vamos apresentá-lo ao público de forma virtual, que é um elemento inovador, porque queremos partilhar um trabalho de meses”, explicou a vereadora da Cultura da Câmara de Lamego, Ana Catarina Rocha.
“É todo um trabalho que temos vindo a fazer ao longo de meses. Os alunos, ao longo do ano letivo, escreveram poemas, foram acompanhados de forma pedagógica pelos professores, mas também com o acompanhamento do grande escritor José Pedro Leite, para que resultasse este grande trabalho”, enalteceu a vereadora.
Assim, desde ontem, sábado, 18, através do YouTube do Teatro Ribeiro Conceição, onde se realizaram nos últimos dois anos as apresentações literárias, é possível assistir à declamação de poesia e a conversas com escritores.
A abertura do evento ocorreu com a mensagem do presidente da Câmara Municipal de Lamego e seguiu-se de atividades como o Fado Falado, por João Avelino, Oficinas de escrita criativa com José Pedro Leite, Poesia de Lamego com Rui de Noronha Ozorio, e a poesia dos alunos.
A noite terminou com uma conversa com Ana Luísa Amaral, moderada por José Pedro Leite.
Este escritor protagoniza ainda “o único evento presencial, explicou a vereadora da Cultura, “de forma a dar um cunho de proximidade ao evento”, com a realização de “oficinas de escrita criativa que são limitadas e sujeitas a pré-inscrições e obedecem a todas as condições sanitárias”.
Hoje, 19, à mesma hora, a abertura é feita com alunos do primeiro ciclo do ensino básico e seguem-se outros estudantes a declamarem poesia, para depois se ouvir António Martins com “poesia em tempo de guerra”.
“Vamos falar também com o escritor David Massena que está no Brasil e se junta a nós para também falar de poesia”, anunciou Ana Catarina Rocha. Um encontro marcado para as 17h ( 13h no Brasil), no mesmo canal de YouTube, moderado por Rui Rodrigues e a que se segue uma sessão de poesia com Simão Luís Moreira.
A noite fecha com Vítor Sousa a “criar música através da palavra”.
Vítor Sousa, do grupo Vítor Blue, volta a subir aos palcos virtuais do Teatro Ribeiro Conceição em 26 de setembro, para um concerto criado a partir de poemas escritos por os alunos de Lamego.
“Dos poemas escritos pela mão dos alunos há ainda a particularidade de terem sido selecionados três para serem musicados. Vítor Sousa trabalhou com os alunos e professores a musicalidade desses poemas que serão apresentados num concerto nos mesmos moldes virtuais”, adiantou Ana Catarina Rocha.