Nova Friburgo se torna destino obrigatório para futuros guias de turismo
No último domingo, 6, foi realizada em Nova Friburgo, a primeira avaliação para guias de turismo do curso aplicado pelo CIETH Niterói (Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria).
Fruto de parceria firmada entre empresários do setor, ASCIGTUR (Associação de Cicerones e Guias de Turismo de Nova Friburgo) e o CIETH Niterói, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, a prova prática para os futuros guias de turismo percorreu diversos atrativos turísticos da cidade.
O município já fazia parte das visitas técnicas desta mesma instituição e agora se torna oficialmente palco para avaliação do desempenho destes profissionais.
De acordo com o Júlio Henriques, presidente da ASCIGTUR, esse trabalho teve início com as visitas técnicas denominadas Famtour, em 2018 e 2019, que trouxeram mais de 300 alunos para Nova Friburgo. “O fato de conhecerem melhor nossa cidade resulta no retorno destes futuros profissionais com grupos ao município, girando a roda da economia do turismo e, principalmente, valorizando o trabalho do guia de turismo”, disse o presidente da Associação.
Na prova, estiveram presente cerca de 30 pessoas, alunos e professores, dentre eles o próprio diretor do CIETH de Niterói, o Sr. Márcio Grossi, que na ocasião recebeu Moção de Louvor da Câmara Municipal de Nova Friburgo.
Para o secretário de Turismo, Ozório Junior Tardin, a inclusão de Nova Friburgo na grade curricular do curso tem uma importância que atinge diversas dimensões.
“Ela perpassa pela promoção do município como um destino turístico, até mesmo a difusão da riqueza de nossa história, bem como as diversas opções de atividades existentes na cidade”, concluiu.