Arquitetura italiana está presente em todas as regiões do Rio
Nova Friburgo tem marcas da Itália em seus sobrados, fachadas e monumentos. Há muito da Itália no Rio e em cidades do estado. Uma exposição mostra isso. “Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca” traz 37 painéis fotográficos em preto e branco de prédios que possuem as características da Itália.
Os registros são do fotógrafo Aristides Corrêa Dutra, que assina a curadoria e os textos da mostra juntamente com a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Lívia Raponi.
A iniciativa é do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC-RJ), e a mostra insere-se na Ocupação Itália (Occupazione Italia), que aporta no Centro Cultural Correios, no Rio e pode ser visitada até 10 de outubro, de terça a sábado.
O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro lança neste dia 30 o catálogo da exposição. O lançamentovai reunirespecialistas em arquitetura e urbanismo e, claro, sobre o tema da mostra em questão. São eles o arquiteto e urbanista Nivaldo Vieira de Andrade, ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); o presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2021), Sérgio Magalhães; o comissário-geral do Comitê da UIA 2021, Igor de Vetiemy, e o próprio Aristides Corrêa Dutra. Eles participam de debate mediado pelo professor Carlos Murdoch, coordenador do curso de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida. Participam também do evento o cônsul da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, e a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Lívia Raponi.