Nos tempos do Salão Amarelo
Houve um tempo em que o espaço mais concorrido de Nova Friburgo, para festas, celebrações e eventos, era o Salão Amarelo do Nova Friburgo Country Clube.
Construído ( pasmem!!!) sobre o Jardim dos Cheiros da Baronesa de Nova Friburgo, no magnífico Chalet, o espaço tinha um palco que encobria o lago e o chafariz, e aproveitava a varanda externa como extensão.
Nas laterais, treliças brancas, quase sempre ornadas com folhagens de Costelas de Adão e o piso de madeira que convidava ao ” promenade” dançante, embalado pelas bandas locais The Simples, The Bread ou mesmo o cantor e compositor Benito De Paula em início de carreira.
O Presidente do clube, o médico Walter Soares da Cunha era baiano de nascimento e a então chamada ” primeira dama”, Dona Suzel Soares da Cunha, promovia, anualmente, a festa ” Uma Noite na Bahia”, com direito a vatapá, caruru, acarajé, e baianas – algumas blackfaces, que serviam às mesas em trajes típicos.
A decoração era assinada pelo mestre Eduardo Rodrigues, com abanos e detalhes em palha da costa que pendiam do teto. No intervalo, agradecimentos e homenagens eram feitas aos patrocinadores e presentes eram ofertados à personalidades.
Na foto, podemos ver a mesa da família Soares da Cunha, observada com admiração por sócios e convidados, e a presença do casal ( canto esquerdo), Suely – Roberto Meressi, que usava o pseudônimo Mr. Byron e dividia a cena das colunas sociais com Yvete Pinto Henriques.
No segundo registro fotográfico, a querida Lucy Quintanilha de Moraes, sob o olhar do mestre de cerimônias Irapuan Guimarães ao fundo, do hoje radialista Rogério Lima e do empresário, ainda jovem, Julio Cordeiro, entrega uma homenagem a Eduardo Rodrigues.
Para matar as saudades e lembrar de um tempo em que a elegância fazia parte da rotina dos friburguenses.