As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em 21 abril, dia de Tiradentes. A decisão foi tomada na sexta-feira 21, em respeito ao atual quadro da pandemia de covid-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) informou o calendário oficial dos desfiles no Sambódromo. O esquema fica assim definido: 20 e 21 (quarta e quinta-feira) desfile da Série Ouro; 22 e 23 (sexta-feira e sábado) desfiles do Grupo Especial; 24 (domingo) desfile das escolas mirins; 26 (terça-feira) dia de apuração e no dia 30 (sábado), desfile das Campeãs.

Em Nova Friburgo, a folia foi transferida para o fim de semana de feriado prolongado de 13, 14, 15 e 16 de maio, quando a cidade comemora o seu aniversário.

Na sexta-feira, 13, deverá ocorrer a abertura do carnaval, no sábado,14, o desfile das escolas do grupo A e no domingo, 15, a apresentação das escolas do Grupo Especial.

De acordo com a Prefeitura, a data foi definida após reunião entre o executivo, a Liesbenf e agremiações carnavalescas do município.

No entanto, segundo o executivo, só ocorrerá o carnaval se houver condições epidemiológicas favoráveis e seguras em relação à pandemia de Covid-19.

.