A homenagem à Professora Olga Magliano Bastos
Num gesto de reconhecimento, com muita emoção, foi inaugurada a sala do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, na última quinta-feira, 30, no Clube Xadrez. A sala é uma homenagem à Professora Olga Magliano Bastos, que atuou como presidente-diretora da Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape).
Dona Olga era viúva do também professor Worms de Carvalho Bastos, um baluarte na construção e direção do SENAI em Nova Friburgo.
Professora primária no Colégio Nossa Senhora das Dores, em 1947, licenciou-se em pedagogia pela então Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em 1962, e mestrado em educação na área de psicopedagogia na UFF, em Niterói, em 1977. Tinha registros em administração escolar – primeiro e segundo graus; filosofia – segundo grau, matemática – primeiro grau, didática geral e especial, psicologia e fundamentos da educação.
Atuou no Colégio Cêfel como docente durante 20 anos, ministrando aulas de geografia, psicologia, fundamentos da educação, filosofia da educação, higiene e puericultura, biologia educacional, sociologia educacional, jogos e recreação. Nesse mesmo colégio substituiu a direção no período de 1960 a 1965.
Atuou como docente no Grupo Escolar (atual colégio) Rui Barbosa, em 1963 e 1964, ministrando aulas de didática e psicologia; no Colégio Estadual de Nova Friburgo (atual Jamil El-Jaick), como professora de psicologia e orientadora educacional durante nove anos; professora do estado desde 1949, estando ainda em exercício na Afape; na 8ª Região Escolar (atual Coordenadoria de Educação) com a função de orientadora e organizadora das classes especiais em Nova Friburgo.
Dona Olga fundou a Afape após realizar uma sondagem sobre a existência de deficientes em Nova Friburgo, tendo encontrado 17 pessoas deficientes, entre crianças e adolescentes, que permaneciam em suas casas sem escolaridade, apenas com o tratamento médico pediátrico para crianças normais. Surgiu, assim, a instituição pioneira na cidade, com o objetivo principal de oferecer aos deficientes atendimento médico-psicopedagógico.
Estiveram presentes o Prefeito Renato Bravo, a secretária de Assistência Social, Cláudia Mara, os vereadores Norival Espíndola e Isaque Demani, a presidente do Conselho Municipal de Defesa e Direito da Pessoa com Deficiência, Luciana Ruiz, além de outras entidades e comunidade.
Gisele Magliano Bastos, filha da homenageada, ficou emocionada ao relembrar todo o trabalho que a mãe realizou em Nova Friburgo.
“Hoje a minha mãe está feliz, seja onde ela estiver. Isso é como se fosse uma coroa, trazida a ela, por tudo que ela fez durante, pelo menos, 60 anos. A AFAPE tem mais de 50 anos de existência e imagina este trabalho, como foi duro e difícil, naquela época. […] O objetivo do trabalho da minha mãe sempre foi este, integrar o portador de necessidade especial à comunidade, para que ele fosse absorvido e interagisse como nós. Eu só tenho a agradecer esta homenagem.”