A Palavra Líquida, do Sesc RJ, começa nesta terça, 5, com programação 100% composta por mulheres
Em sua 6ª edição, evento literário reunirá em ambiente virtual nomes como Clara Averbuck, Elisa Lucinda, Lubi Prates, Tatiana Salem Levy, Ana Maria Gonçalves e Cristiane Sobral. Programação contará com oficinas de escrita criativa, intervenções poéticas e saraus, além de atrações em artes visuais, cinema, teatro e música. Agenda girará em torno do tema “Feminismos: Corpos múltiplos”.
Nesta terça-feira (5/10), tem início a 6ª edição do A Palavra líquida, evento do Sesc RJ que reúne expoentes da literatura contemporânea em oficinas e debates, além de atrações artísticas de outras linguagens que dialogam com as letras. A programação, que se estende até o dia 10, é inteiramente gratuita e realizada em ambiente virtual. As transmissões serão pelo YouTube (/portalsescrio), Instagram (@sescrio e @sescniteroi) e plataforma Teams, no caso das atividade formativas.
Nesta edição, o evento traz uma programação 100% composta por mulheres e que girará em torno do tema “Feminismos: Corpos múltiplos”. A ideia é provocar a reflexão em torno da amplitude do feminino, suas tensões e diferentes realidades, bem como as muitas compreensões contemporâneas que visam dar voz e representatividade às perspectivas de cada uma
Escritoras como Clara Averbuck, Lubi Prates, Tatiana Salem Levy, Ana Maria Gonçalves, Cristiane Sobral, Cecília Floresta, Rosane Borges, Luisa Benevides, Priscila Obaci e integrantes do Coletivo Mulheres que Escrevem estão entre as atrações do evento, em debates, intervenções poéticas, saraus e oficinas de escrita criativa. A atriz, cantora e poeta Elisa Lucinda participa da programação com o show poético “Palavra é Poder”. Lia de Itamaracá é uma das participantes do sarau “Poesia até o fim!”
Pesquisadoras, professoras e ativistas sobre temas relacionados a cor, gênero e classe também participam dos debates. Entre elas estão Vanusa Maria de Melo, reconhecida por um projeto de mediação literária a detentos do Rio de Janeiro; Giovana Xavier, historiadora, professora doutora da Faculdade de Educação da UFRJ e criadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras; e Joyce Gravano, criadora de um espaço de aprendizagem em São Gonçalo voltado a reforço escolar e preparatório para concurso para mulheres em vulnerabilidade e pessoas egressas do cárcere.
ARTES VISUAIS
A partir de terça-feira, o público poderá fazer uma visita virtual à Exposição Sororidade, instalada na unidade Sesc Niterói. A mostra conta com obras produzidas por quatro mulheres atravessadas por questões interseccionais, mas unidas no enfrentamento da misoginia nos espaços das artes. São elas Amanda Freitas, Day Rosa, Dolores Esos e Mila Marques.
MÚSICA
Também no dia de abertura, acontece, às 20h, o live-show de Bia Ferreira e Doralyce. Elas são artistas do Coletivo Colmeia 22, um efervescente laboratório criativo que atua no cenário da Cultura com temas que remetem à vida coletiva, afetos e forças transformadoras.
YouTube: /portalsescrio
Instagram: @sescrio e @sescniteroi
Programação completa e mais informações em www.sescrio.org.br.