ACIANF Presente na Associação de Colônias de Nova Friburgo

No final de fevereiro, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo realizou a primeira visita do projeto “ACIANF Presente”, fortalecendo laços com a Associação das Colônias de Nova Friburgo (ASCOFRI), localizada na Praça das Colônias no Suspiro. O encontro reuniu representantes das duas entidades com o objetivo de estreitar relações institucionais e explorar novas oportunidades de cooperação para impulsionar o comércio e o turismo local.
Estiveram presentes pela ACIANF: Roosevelt Concy, Presidente; Jackson Thedin, Presidente do Conselho Deliberativo; Sérgio Tadeu Miranda, Presidente do Conselho Fiscal e Coordenador da COMEX; Bernardo Botelho, Vice-presidente de Finanças; e Fabiana Kaiuca, Presidente do CMEC e Secretária-Geral da COMEX.
Durante a visita, a comitiva da ACIANF foi recebida pelo presidente da ASCOFRI, Alex Alfaya, e pelos presidentes de sete das dez colônias formadoras de Nova Friburgo: Continente Pan-Africano,Espanha, Líbano, Áustria, Alemanha, Suíça e Japão. O encontro foi marcado por um diálogo produtivo sobre como a parceria entre a COMEX da ACIANF e a ASCOFRI pode abrir portas para novas relações comerciais e turísticas.
Um momento significativo da reunião foi a assinatura de um termo de compromisso por Roosevelt Concy, Sérgio Tadeu Miranda e Alex Alfaya. O documento formaliza o monitoramento das demandas levantadas durante o encontro, reforçando o comprometimento das instituições em transformar as ideias discutidas em ações concretas.
Roosevelt Concy destacou a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento de Nova Friburgo. Ele apresentou dados sobre o comércio e a economia local, ressaltando que o turismo pode ser um dos principais motores para alavancar o crescimento econômico da região. A fala de Concy foi reforçada por Alex Alfaya, que pontuou: “Toda cidade que dá certo no turismo tem qualidade de vida”.
Sérgio Tadeu Miranda trouxe à tona a necessidade de fortalecer as relações comerciais com os países formadores das colônias de Nova Friburgo, enfatizando que a parceria entre a COMEX da ACIANF e a ASCOFRI é um caminho estratégico para abrir esses canais de comércio internacional. Segundo ele, criar pontes com esses países pode beneficiar tanto o comércio local quanto ampliar o potencial turístico da cidade.
A proximidade da ACIANF com o poder público também foi apontada como um fator essencial para viabilizar futuras parcerias internacionais, algo que a ASCOFRI também pode aproveitar. Esse alinhamento entre as instituições e o diálogo contínuo são passos fundamentais para fortalecer o papel de Nova Friburgo no cenário econômico e cultural. Roosevelt Concy ainda completou: “Mas antes do órgão público abraçar essa causa (ASCOFRI), acho que o público, a população precisa abraçar essa causa e nós podemos ser o canal de facilitação entre vocês e a população”.
A primeira visita do de 2025 projeto “ACIANF Presente” marca o início de um ciclo de ações colaborativas e planejadas, mirando um futuro de mais conexões comerciais, culturais e turísticas para Nova Friburgo. O compromisso firmado entre ACIANF e ASCOFRI sinaliza um horizonte promissor, onde o diálogo e a cooperação são as principais ferramentas para o progresso.