Águas de Nova Friburgo inaugurou nesta segunda-feira (3) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lumiar. A unidade é a quinta implantada no município. O novo sistema representa um investimento de R$ 38 milhões e marca um importante avanço no saneamento básico da região, beneficiando diretamente cerca de 10 mil pessoas dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

Com capacidade para tratar 1,7 milhão de litros de esgoto por dia, a ETE Lumiar contribui para a preservação dos rios e cachoeiras e para a melhoria da qualidade de vida da população local. Além do impacto ambiental positivo, o investimento também fortalece o turismo sustentável em uma das regiões mais visitadas de Nova Friburgo, conhecida por suas belezas naturais e cachoeiras.

O evento de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, secretários e vereadores, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Comitê de Bacias Hidrográficas, além da promotora da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Nova Friburgo. Também participaram lideranças locais e representantes da concessionária e das empresas parceiras.

“Mais de 50% dos municípios brasileiros ainda não possuem sequer uma unidade de tratamento de esgoto. Por isso, o dia de hoje é histórico: estamos inaugurando a quinta Estação de Tratamento de Esgoto de Nova Friburgo. Sabemos que investir em saneamento básico é investir em dignidade, em qualidade de vida e em um desenvolvimento verdadeiramente sustentável para o nosso município”, afirmou o prefeito Johnny Maycon.

Durante a inauguração, a diretora da Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, destacou a tecnologia empregada na ETE, que será monitorada de forma totalmente automatizada.

“Até hoje, essa área tão rica do ponto de vista ambiental não contava com um sistema coletivo de tratamento de esgoto. O saneamento era realizado de forma individual, com fossas-filtro que muitas vezes, por suas limitações técnicas e operacionais, não garantiam a eficiência necessária para proteger os nossos rios. O que estamos celebrando hoje é, acima de tudo, o compromisso com o futuro. Cada litro de esgoto tratado aqui representa menos poluição nos rios, mais saúde para a população, qualidade para o turismo e mais respeito pela história e beleza da região”, destacou Danielle.

A entrega da nova estação reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento do município e a universalização do saneamento.

“Para alguns, pode parecer apenas mais uma inauguração – a quinta Estação de Tratamento de Esgoto do município. Mas há toda uma história por trás disso. Foi uma caminhada longa, marcada por desafios e conquistas importantes para a Águas de Nova Friburgo”, destacou o diretor regional das concessionárias, Carlos Eduardo Castro, ao ressaltar também o apoio fundamental da administração pública em todo o processo de construção da unidade.