Altay Veloso

Pela primeira vez o Blue Note Rio vai receber durante dois dias o Festival Brasileiro de Trombonistas, uma iniciativa da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), criada a partir de seu primeiro encontro em 1995. Ao todo, foram 30 edições ininterruptas do evento, que é itinerante e já percorreu as cinco regiões do Brasil, sendo este ano (2025) o 31º Festival Brasileiro de Trombonistas, com sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Esta edição contará com a presença de 23 artistas, sendo 11 Internacionais de 4 nacionalidades e 13 Nacionais de diferentes regiões do país. O Blue Note vai receber, dia 20, o trombonista, compositor e produtor capixaba Joabe Reis, e dia 21 o americano Marshall Gilkes, um dos solistas de trombone mais requisitados do momento.

Joabe Reis

O pianista, compositor e arranjador, Márcio Hallack, um dos grandes nomes da música instrumental brasileira, se apresenta na quarta às 22h30, representando a brasilidade jazzística e a riqueza da música de Minas Gerais no contexto dos cenários nacional e internacional. Iniciou-se no piano como autodidata e, posteriormente, ingressou no Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, onde prosseguiu seus estudos até ser premiado em primeiro lugar pelo Conservatório Brasileiro de Música, em Barbacena.

Na quinta, Cliff Korman traz para o Blue Note obras de seu mestre e parceiro Paulo Moura, além da composição de sua autoria, “Saudade do Paulo”, para mostrar a vivacidade e a criatividade deste ícone da música brasileira. Com 60 anos de carreira, Paulo conta com parcerias de João Donato, Maurício Einhorn, Edson Machado, Wagner Tiso, Abdias do Nascimento e Raphael Rabello.

Sexta-feira, às 20h, Altay Veloso vai inaugurar seu novo show, “Raízes de Resistência”, projeto que celebra a ancestralidade negra e homenageia a figura icônica de Zumbi dos Palmares. Neste espetáculo, o artista apresentará um repertório que mistura ritmos afro-brasileiros com letras que contam histórias de resistência, luta e liberdade. O show também contará com elementos de teatro, arte visual, criando uma experiência imersiva e emocionante para o público. “Quero que o público sinta a energia e a força da ancestralidade negra”, diz Altay Veloso. “Quero que eles sejam transportados para um mundo de resistência e luta, mas também de beleza e celebração. Na sequência, a banda The Badcops fará Tributo ao The Police e Sting. O grupo iniciou suas atividades em 2015, e já realizou centenas de shows em alguns dos principais palcos da cena rock no Rio de Janeiro. Elcio Cáfaro (bateria), Eduardo Pereira (guitarra e voz) e Pedro Herzog (baixo e voz) são conhecidos pelo seu fiel tributo ao power trio inglês, impressionando os fãs mais exigentes. “É fechar os olhos e imaginar o Police na sua frente!”

Com três sets confirmados (dois no sábado e um no domingo), está de volta ao Blue Note a imersão musical de Daisy Jones & The Six. Com a entrega de um espetáculo eletrizante e shows esgotados, a banda promete reunir fãs e booktokers de todo o Brasil e do mundo afora. Um dos grandes ícones do cenário hard rock brasileiro, Ivan Busic (Dr. Sin) está à frente do projeto, que realiza o sonho dos fãs de Taylor Jenkins Reid ao levar para os palcos os shows descritos no livro. O espetáculo segue a ordem cronológica da história, com as músicas da série. Os fãs poderão prestigiar ao vivo os sucessos dos The Dunne Brothers e a emblemática Aurora Tour.