Foto-Mario-Grisolli

Exposição no Centro Cultural Banco do Brasil RJ terá uma grande instalação da artista paulistana com mais de 1,5 mil desenhos

Está no Rio? A partir desta quarta-feira, 6, o Centro Cultural Banco do Brasil  inaugura a exposição “Apartamento s”, da artista paulistana Marina Saleme. A mostra será composta por uma grande instalação com cerca de 1,5 mil obras, dentre desenhos e pequenas pinturas, recentes e inéditas, produzidas nos últimos três anos que retratam de temas como a espera, a solidão e a separação. Os desenhos estarão dispostos em uma grande parede, de 5,70m X14m, na Sala B, no segundo andar do CCBB RJ, ocupando do chão ao teto do espaço, formando uma imagem monumental e fragmentada.

O nome da exposição, “Apartamento s”, tem dois sentidos: o de moradia e o de estar apartado. O S, separado, traz a ideia de um indivíduo no meio da coletividade. Os desenhos começaram a ser produzidos cerca de um ano antes da pandemia.

As obras são feitas em técnica mista, em suportes diversos, como papel 100% algodão, papel de arroz, lona e papel de caderno, e os desenhos são feitos com tinta e caneta.

Quatro décadas de arte

Marina Saleme nasceu em São Paulo em 1958 e concluiu a licenciatura em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1982. Nos primeiros anos a artista trabalhava principalmente com manchas tonais, sem referência à figura humana, utilizando formas compostas por linhas ou grids.

Seus trabalhos integram diversas coleções, entre elas a do Instituto Figueiredo Ferraz de Ribeirão Preto; Embaixada do Brasil em Roma; Instituto Cultural Itaú; Pinacoteca do Estado de São Paulo e dos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.