Ascensão das mulheres no esporte: as marcas estão mais interessadas em patrocinar atletas femininas?
Fonte: Ivan Martinho, professor de Marketing Esportivo da ESPM
As diversas modalidades de esportes femininos vêm ganhando ainda mais visibilidade no mercado ao longo dos anos, uma vez que as marcas e empresas estão percebendo o grande potencial oferecido pelo gênero no mundo esportivo. Segundo uma pesquisa feita pela Women’s Sport Trust (WST), no Reino Unido, 16% da população torcedora prefere e apoia marcas que patrocinam os esportes femininos.
Ivan Martinho, especialista e professor de Marketing Esportivo da ESPM, acredita que o fato do movimento do esporte feminino ganhar mais espaço a cada ano, é resultado da luta e reconhecimento. No entanto, ainda há marcas patrocinadoras que buscam oportunidades em meio a audiência. “Existem marcas que se apropriaram e se apropriam do esporte feminino de maneira mais oportunista, é o caso quando acontece uma grande competição com atletas como Rebeca Andrade e Rayssa Leal”, afirma Martinho.
O professor da ESPM diz também que o esporte feminino vem se desenvolvendo e crescendo em comparação ao esporte masculino. “Ele está ocupando seus espaços por motivos diferentes, ele traz um adicional do esporte masculino que é o propósito, que é a questão da igualdade, igualdade de gênero, um exemplo pras novas gerações, exemplo para as mulheres. Muitas marcas procuram isso hoje em dia”, completa.
Ivan acredita que o crescimento do esporte feminino, sobretudo na mídia, é um trabalho em desenvolvimento, o chamado “Work in Progress”. “Isso é evolutivo, marcas femininas de fato se conectando e vendo o esporte feminino como plataforma de comunicação. Quanto mais espaço a mídia dá, mais pessoas assistem e mais audiência geram para atletas e esportes femininos”, finaliza o especialista em marketing esportivo da ESPM.
*Ivan Martinho é administrador de empresas e CEO da WSL (World Surf League) na América Latina. Atua também como professor de Pós-Graduação nos cursos de Marketing da ESPM.