Atriz Léa Garcia é a grande homenageada pelo FIC RIO
A segunda edição do FIC RIO, Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro, ocorre entre os dias 25 e 30 de abril, em formato online, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Serão exibidos 92 curtas-metragens brasileiros e internacionais, divididos entre ficções, documentários, animações e videoclipes.
A atriz Léa Garcia é a grande homenageada deste ano. Aos 89 anos, Léa segue atuante no audiovisual brasileiro. Sua trajetória nas telonas ficou marcada por diversas obras, entre elas: Acalanto, As Filhas do Vento, Memórias da Chibata, Dias Amargos, Ganga Zumba, Ladrões de Cinema, A Deusa Negra, Quilombo, Viva Sapato!, Mulheres do Brasil, O Maior Amor do Mundo, Billi Pig, Sudoeste, Boca de Ouro, Um Dia com Jerusa, entre tantos outros.
Neste 2022 haverá premiação em 27 categorias, entre as quais se destacam melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção e melhor direção internacional. A segunda edição do evento marca também a estreia de três novas categorias: melhor filme LGBTQIA+, melhor filme curtíssimo (de 1 a 5 minutos) e melhor videoclipe.
Realizado por Ivann Willig e Zeca Teixeira, também curadores do Festival, o tema deste ano é A Diversidade no Cinema, com o objetivo de contribuir para o debate sobre a importância da representatividade de grupos, gêneros e corpos nas telas e em narrativas que dialoguem com a realidade.
O festival, realizado pela Midori Produções Artísticas, contará ainda como curta-metragista convidada a roteirista e diretora Julia Katharine, primeira cineasta transexual do Brasil a entrar no circuito comercial enquanto diretora de um filme, o curta Tea for Two, de 2019.