Banco de profissionais volta a atender na sede da CDL e do Sincomércio
Serviço é executado em conjunto com a Universidade Estácio de Sá
Depois de um período inativo, devido à pandemia de Covid-19, o banco de profissionais mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, voltou a funcionar na última semana. Os serviços, prestados na sede das entidades por formandos do curso de Psicologia da Estácio, se direcionam a candidatos que procuram emprego e empresas que oferecem vagas. O atendimento é inteiramente gratuito.
Presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende explica que o banco tem como diferencial a pré-seleção dos candidatos, já que os alunos realizam entrevistas com eles, traçam seu perfil profissional e os encaminham aos postos de trabalho mais adequados às suas competências e habilidades.
“A triagem ajuda a reduzir erros nas contratações e aumenta muito a chance de a indicação dar certo”, salienta.
Braulio Rezende comenta que o banco de profissionais, implantado em 2006, ficou fora de operação na fase mais crítica da pandemia, mas agora, com a flexibilização da economia e o afrouxamento do isolamento social, a CDL, o Sincomércio e a Estácio definiram que era momento de retornar, evidentemente dentro das normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde.
“Nas nossas entidades, tomamos os cuidados necessários à segurança dos colaboradores e do público. Disponibilizamos tapete sanitário na entrada e álcool em gel nas mesas, obedecemos ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, não permitimos aglomeração e exigimos uso de máscaras nas dependências do prédio”, detalha o presidente.
O professor Felipe Lemos Josué, supervisor de estágio em Psicologia, revela que treina e orienta constantemente os alunos para que os objetivos de todos os envolvidos sejam atingidos.
“Promovemos uma espécie de peneira que busca compatibilidade entre as características da vaga e as particularidades do candidato. O procedimento evita que o candidato fique de um lado para o outro, facilita a escolha dos gestores e poupa as empresas de começarem do zero a seleção, que pode ser custosa e complexa”, ressalta.
Felipe Lemos Josué acrescenta que, diante do cenário pandêmico, as ações do banco foram adaptadas, possibilitando que as entrevistas aconteçam tanto em modo presencial quanto remoto, através de plataformas virtuais. Hoje, nove formandos compõem o grupo da Estácio, que, segundo o professor, atua com comprometimento e sensibilidade.
“Os estagiários são capacitados para imputar qualidade e eficiência ao processo seletivo”, garante ele.
Quem quiser participar das entrevistas no banco de profissionais deve entregar currículo na recepção da CDL e do Sincomércio, à Rua Fernando Bizzotto 39 – Centro, em horário comercial de segunda a sexta-feira e na parte da manhã nos sábados.