Belas Artes celebra 100 anos de Dias Gomes em semana de homenagens
Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, Dias Gomes, autor de grandes clássicos do teatro, do cinema e da televisão, como “O Pagador de Promessas”, “O Bem Amado”, “Roque Santeiro” e “Saramandaia”, completaria 100 anos na próxima quarta-feira, 19 de outubro. Para celebrar a data, grandes atores, diretores e especialistas, como Juca de Oliveira, Betty Faria, Emiliano Queiroz, Suely Franco, Roberto Menescal, Rui Rezende, Mauro Alencar, Laura Mattos, Mauricio Stycer e Mayra Dias Gomes prestarão sua homenagem ao longo da próxima semana.
Tratam-se de conversas de até 1 hora de duração, presencialmente ou pelo Zoom, numa iniciativa do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, por meio dos projetos de extensão universitária BA Em Cena e BA Em Música, com o apoio da pós-graduação em Teledramaturgia e da Morente Forte Comunicações. A instituição está localizada na Rua Dr. Alvaro Alvim, 90, na Vila Mariana, em São Paulo.
A abertura acontecerá na segunda-feira, 17, às 13h, com um colóquio mediado pelos professores Guilherme Bryan e Guilherme Udo, com a participação dos jornalistas e escritores Mauricio Stycer e Laura Mattos; da filha de Dias Gomes e também jornalista, Mayra Dias Gomes; e do doutor em teledramaturgia e escritor Mauro Alencar. A conversa será pessoalmente na sala Stadium da Belas Artes, com transmissão pelo Zoom. Ainda no dia 17, às 17h20, o ator Juca de Oliveira será o convidado do projeto de extensão BA Em Cena. Ele também estará na Belas Artes, com transmissão pelo Zoom. Juca de Oliveira foi o protagonista da telenovela “Saramandaia”, em que interpretou o personagem João Gibão.
Na terça-feira, 18, às 18h, pelo zoom, como parte do projeto BA Em Música, a conversa será com o compositor, cantor e produtor musical Roberto Menescal, responsável pelas trilhas musicais das telenovelas “Assim Na Terra Como no Céu” e “Verão Vermelho”.
Na quarta-feira, 19, às 12h20, pelo zoom, será a vez da atriz Suely Franco, que atuou em “As Noivas de Copacabana”, uma minissérie de grande audiência escrita por Dias Gomes, e às 18 horas, a conversa será com o ator Rui Rezende, que atuou em “Sinal de Alerta” e “As Noivas de Copacabana”. Ele ficou conhecido como o Professor Astromar, de “Roque Santeiro”, que se transformava em lobisomem. Em contrapartida, na quinta-feira, 20, às 12h20, será a vez da atriz Betty Faria, que atuou em “O Espigão” e interpretaria a Viúva Porcina na versão censurada de “Roque Santeiro”, de 1975.
Encerrando a semana de homenagens, na sexta-feira, 21 às 17h20, também pelo zoom, terá o ator Emiliano Queiroz, que esteve na versão censurada de “Roque Santeiro”, na minissérie de “O Pagador de Promessas” e interpretou o Dirceu Borboleta, em “O Bem Amado”, telenovela e minissérie de grande sucesso.