Encontros online e gratuitos serão inspirados nos debates que são sucesso no evento físico com grandes nomes do cenário cultural

Com um projeto de Bienal do Livro Rio 360°, o maior evento de cultura do país realiza o Festival Conexões, que vai conectar o público com o universo dos livros em um evento online e gratuito nos próximos dias 24 e 25 de outubro. Com curadoria das jornalistas e escritoras Bianca Ramoneda e Joselia Aguiar, o festival é inspirado no evento físico – que é realizado a cada dois anos no Riocentro, no Rio de Janeiro – e será dividido por áreas de conteúdo: Atualidades e Narrativas. Entre os autores e personalidades confirmados estão Ney Matogrosso, Milton Hatoum, Leonardo Boff, Branca Vianna e Holly Black.

No primeiro dia, os painéis vão tratar sobre os assuntos contemporâneos, aqueles que fazem parte de bate-papos entre amigos e das principais notícias do momento, com curadoria da jornalista Bianca Ramoneda, cuja trajetória de produção transita em diversas áreas e publicações de contos, poesias, crônicas e roteiros. Haverá debates discutindo, por exemplo, o universo entre o real e o imaginário, a partir das telas das redes, com participação do psicanalista Christian Dunker, a advogada, professora e escritora Ruth Manus e a jornalista Patrícia Campos Mello. A mediação será da jornalista Flávia Oliveira.

Ainda neste dia, a sessão “Nada do que foi será – Luto e superação em tempos de pandemia”, o filósofo e teólogo Leonardo Boff lança seu novo livro com textos escritos durante a pandemia.

Para organizar as discussões sobre ‘Narrativas’, a equipe da Bienal convidou a jornalista e escritora Josélia Aguiar, vencedora do Prêmio Jabuti e atual diretora da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do país.

Para este dia, a “Sessão Pipoca” terá formato de entrevista e vai contar com uma atração internacional: Holly Black, da Galera Record. Entre os livros da autora americana publicados pela editora estão “Canto Mais Escuro da Floresta”, “Zumbis x Unicórnios”. “A trilogia O Povo do Ar” e a série “Magisterium!”. Essa última, em co-autoria com Cassandra Clare. Já o encontro “Em Defesa da literatura” reunirá Milton Hatoum, considerado um dos grandes escritores do país, e Itamar Vieira Junior, autor do aclamado romance “Torto Arado”.

A última programação do festival fica por conta das “Histórias de crimes”, das 18h às 19h, com participação de Raphael Montes, autor de romance policial e suspense e de “Bom dia, Verônica” – projeto que se tornou série na Netflix. Participam ainda desta sessão Branca Vianna, narradora de “Praia dos Ossos”, sobre o assassinato de Angela Diniz, podcast da Rádio Novelo que vai virar série de TV pela Conspiração Filmes; e Ivan Mizanzuk, de “O Caso Evandro”, podcast baixado mais de 3,5 milhões de vezes, que vai virar livro pela Harper Collins e série de TV na GloboPlay.

Já o cantor e compositor Ney Matogrosso encerra o Festival Conexões contando sobre a construção de seu livro de memórias. Com o poeta Ramon Nunes Mello, ele vai detalhar os momentos marcantes e repassar sua trajetória para a produção do livro “Vira-lata de raça”.

O Festival Conexões é um dos exemplos de conteúdos que serão disponibilizados na nova plataforma da Bienal, transformando o espaço digital em um hub sobre cultura, sociedade e mercado literário. O primeiro “produto” adaptado para o ambiente online, no entanto, foi o Café Literário, que recebe discussões mais aprofundadas sobre temas de impacto no mundo contemporâneo. Ele foi lançado no dia 10 de junho deste ano e rebatizado de Café Digital, que é sempre transmitido pelo no Instagram. Os conteúdos, porém, ficam disponíveis no perfil da Bienal do Livro Rio para quem não puder assistir ao vivo a programação.

Este novo formato da Bienal surgiu com o Canal Bienal – uma plataforma dentro do site do evento (www.bienaldolivro.com.br), onde o público pode assistir na íntegra todos os painéis da última edição. A nova plataforma digital do maior evento cultural do Brasil já vinha sendo desenhado há um ano e ganhou mais força devido à pandemia da Covid-19.

Serviço:

O Festival Conexões acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 16h às 19h, com transmissão ao vivo pelo site da Bienal do Livro Rio: www.bienaldolivro.com.br/festivalconexoes