O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Folia RJ 2026, apresentam o Bloco Folia dos Peões no Carnaval de Nova Friburgo, no distrito de Lumiar. O desfile do Bloco de Embalo será no sábado, 14 de fevereiro, e na terça-feira, 17, tem o “Concentra mas não sai”. O repertório do grupo é inspirado nos tradicionais bailes de Carnaval de clubes de outrora, apresentando marchinhas, marchas-rancho, sambas-enredo e recentemente incluíram clássicos do axé.

No dia 14, às 16 horas, o bloco se concentra no Varandão do Davi (bar e restaurante), no Vale dos Peões, localidade que deu origem ao nome do grupo. De lá, segue em cortejo passando por uma pinguela (singela ponte no rio Macaé que cruza Lumiar), e vai até o coreto da praça da Euterpe Lumiarense, onde é realizado o “Baile da Folia” a partir das 18h30. No dia 17, a partir das 16h, terá o “Concentra mas não sai” também no Varandão do Davi, promovendo um grande baile de despedida do Carnaval. Os ensaios do bloco Folia dos Peões vêm acontecendo desde novembro do ano passado, para afinar a bateria, os instrumentos e a cantoria.

Bloco

O Folia dos Peões é um Bloco de Embalo criado em Lumiar, distrito de Nova Friburgo/RJ, por um grupo de amigas foliãs, em 2017. Atualmente, o grupo, que já consta na programação oficial do Carnaval de Lumiar, tem cerca de 30 integrantes, entre ritmistas, instrumentistas e cantoras. Nos dias em que ele se apresenta, também são convidados músicos profissionais da região para auxiliar na execução das músicas, com trompete, saxofone, cavaquinho, entre outros instrumentos. Entre um Carnaval e outro, o grupo promove eventos como rodas de sambas, almoços e rifas, por exemplo, para arcar com custos e investimentos adicionais, e se preparar para o ano seguinte.

O hino do Folia foi composto em 2018 pela musicista Bia Palhano, então cavaquinista e fundadora do bloco. Inicialmente, o grupo era composto apenas por moradores e amigos do Vale dos Peões, localidade que deu origem ao nome do bloco, mas a cada ano vem atraindo mais foliões de outras localidades e ampliando o seu cordão.

Em sua maioria composto por mulheres, entre instrumentistas e cantoras, Folia dos Peões sempre levou adiante a vontade e o compromisso de realizar um Carnaval de bairro, democrático e de qualidade para os foliões. Mas foi somente em 2020 que tiveram o primeiro Mestre de Bateria, o Nêgo Dé, como era conhecido, músico e parceiro, que infelizmente faleceu alguns meses depois pela Covid-19. Após esse trágico episódio, o bloco retornou em 2022, no primeiro Carnaval pós pandemia, e em Nova Friburgo foi realizado no dia 16 de maio, aniversário da cidade, apenas com o evento “Concentra mas não sai”.

Em 2023, o Bloco Folia dos Peões convidou o Mestre Fred, percussionista e professor do Ponto de Cultura do bairro Olaria, que acompanhou e ensaiou a bateria, mas não pôde sair com o bloco no Carnaval devido à falta de verba para custear o profissional. Neste mesmo ano, o bloco conseguiu estabelecer uma parceria com o Mestre de Bateria Edmilson Souza, que abraçou o bloco junto à sua família de percussionistas e vem ministrando oficinas de ritmo e no comando da bateria desde então, ocasião em que o Folia passou a fazer parte da Liga dos Blocos de Embalo de Nova Friburgo.

Em 2024, Folia dos Peões realizou um concurso de marchinhas, com temas como “Não é não”, “Para onde vai o lixo de Lumiar?”, “Quem ama cuida”, a fim de chamar a atenção para temas pertinentes como: os direitos da mulher, contra o machismo e a homofobia, assim como a preservação do meio ambiente.

SERVIÇO

Bloco Folia dos Peões

14/02 (sábado de Carnaval) – 16 horas – concentração no Varandão do Davi (Vale dos Peões)

O bloco segue em cortejo até o coreto da Praça da Euterpe Lumiarense para o “Baile da Folia”, a partir das 18h30

17/02 – (terça-feira de Carnaval) – 16 horas – “Concentra mas não sai” – Varandão do Davi (Vale dos Peões)

Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Folia RJ 2026.