Carmen Alves promove live sobre acolhimento para pacientes oncológicos no Museu de Arte do Rio

A escritora e palestrante Carmen Alves encerra o calendário de encontros virtuais 2025 com uma live muito especial, que acontecerá no dia 16 de dezembro, às 10h, no Museu de Arte do Rio (MAR). O encontro contará com a participação da sua mãe, Léa Alves, e da amiga Marlene Oliveira, Doutoranda e Mestre em Educação, que esteve ao seu lado durante o tratamento contra o câncer. Juntas, elas vão discutir a importância do acolhimento, do suporte familiar e da presença dos amigos no enfrentamento da doença.
O objetivo é levar acolhimento, esperança e inspiração, gerando impacto positivo por meio da experiência de quem tem lugar de fala — por já ter vivido a jornada do câncer. A live terá mediação da jornalista Lígia Viegas.
Desde agosto, Carmen tem promovido em suas redes sociais (@carmenaalvees) uma série de conversas virtuais voltadas a reflexões sobre saúde, estilo de vida, acolhimento e equilíbrio emocional. Médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas participaram das lives para esclarecer dúvidas, oferecer orientações e quebrar tabus relacionados à saúde. Pacientes em tratamento ou já recuperados também compartilharam suas experiências.
A história de Carmen Alves
Quem vê a linda mulher, com o sorriso largo, empoderada, esportista, que ocupa cargos de chefia e faz viagens de aventura pelo mundo não imagina o que essa carioca de 55 anos enfrenta desde os seus 19. A história de Carmen representa um exemplo mais do que inspirador de resiliência, empoderamento e determinação. Diagnosticada com um câncer raro e incurável aos 19 anos, ela transformou desafios em motivação para viver plenamente. Com 56 anos, 11 cirurgias e incontáveis tratamentos, ela nunca deixou que a doença definisse a sua trajetória. Em sua autobiografia intitulada ‘Lágrimas do Sol’, Carmen compartilha sua luta, suas vitórias e sua busca incansável por alegria e propósito. Um testemunho poderoso sobre a força feminina diante das adversidades.
“A vida me atropelou em vários momentos, mas sempre me reergui como uma fênix. Quero compartilhar minha jornada para mostrar que desistir não é uma opção!”, reflete a autora.






