Ciclo de Oficinas de Roteiro termina sábado, 26, com Maria Clara Pessoa, autora e roteirista focada em gênero
O Ciclo de Oficinas de Roteiro – “Da ideia na cabeça ao projeto no papel” -, que começou no dia 12 de março, termina neste sábado, 26, na Usina Cultural em Nova Friburgo, com a presença da roteirista focada em gênero, Maria Clara Pessoa, que abordará “Da criação à opção”.
O evento está sendo realizado pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho e patrocinado pela Energisa; com a produção de Sofia Maria, roteirista e documentarista, colaboradora de criação das séries “Treze Dias Longe do Sol” de Luciano Moura e Elena Soarez, e “O Mecanismo”, de José Padilha e Elena Soarez; atualmente finaliza o longa autoral de doc-ficção “Chuva de ferro” e desenvolve a série “Mata-mata”, na Globo.
A aula, gratuita, com Maria Clara terá início às 10 horas, tendo como objetivo delinear tecnicamente as etapas da criação de um projeto audiovisual, da formatação da ‘bíblia de venda’ até a assinatura do Contrato de Opção com uma produtora – que tentará vender o projeto para um player. A oficineira é atualmente coordenadora do Comitê de Mulheres & Gênero da Academia Brasileira de Arte (Abra) e escreve o filme de mistério “Natural”, com estreia prevista para este ano.
Para Sofia Maria, produtora do evento, “é uma alegria poder produzir essas oficinas de roteiro na Usina Cultural, casa responsável pela minha primeira formação artística, pela qual guardo imenso carinho. Foram meus primeiros shows, peças de teatro, exposições, tudo de altíssima qualidade, tempos áureos! Está sendo muito especial movimentar esse espaço com uma galera tão talentosa. Espero que os alunos que frequentem as aulas de roteiro saiam tão entusiasmados e satisfeitos como eu saí de inúmeras oficinas que fiz na Usina na minha adolescência.”
Outras informações e inscrições (limitadas) podem ser encontradas no site www.ciclodeoficinas.com ou pelo telefone da Usina (22)2522-3687, de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.