A arte de vender mais não é apenas uma questão de sorte ou do acaso, e sim o resultado de estratégias bem pensadas e uma gestão alinhada ao objetivo de otimização e crescimento. Para o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi, o sucesso vai muito além do sabor dos pratos. “É preciso uma receita refinada de gestão, marketing e vendas para conquistar aquele ingrediente secreto – a lucratividade”. O mentor, que atende mais de 3.000 empresários do segmento de food service por meio de uma plataforma online – a Politi Academy, separou cinco dicas para alavancar vendas em bares e restaurantes.

1 -) Conheça o cliente:

Conhecer profundamente o cliente é a base para otimizar operações e alavancar vendas. Afinal, para oferecer um cardápio que faça sucesso, ambientes que encantem e serviços que fidelizem, é essencial saber quem é o público que entra no estabelecimento. Quem são, o que buscam, quais seus hábitos? Construir uma estratégia passa por enxergar cada detalhe sob a óptica do cliente. É promover a excelência no atendimento e ter em mente que um prato saboroso também deve vir acompanhado de uma experiência inesquecível.

2 -) Implemente estratégias de Upselling efetivo:

Upselling nada mais é do que incentivar o cliente a comprar um produto complementar ou de maior valor agregado no momento da compra inicial. No contexto de um restaurante, isso pode significar sugerir um vinho que harmonize com o prato escolhido ou uma sobremesa especial que encante o paladar. Não se trata apenas de vender mais, mas de oferecer valor.

3 -) Fidelize o cliente

Fidelizar clientes é construir um relacionamento duradouro, onde a cada visita, o cliente se sente único e valorizado. Uma das técnicas são os programas de fidelidade que impulsionam o retorno do cliente, porém nada supera os detalhes como: chamar o cliente pelo nome, perguntar sobre sua última experiência e até mesmo anotar suas preferências para visitas futuras. Neste segmento pequenos gestos fazem uma grande diferença.

Aproveitar um feedback pode se tornar um guia para a melhoria contínua. Escutar o que dizem e responder prontamente as críticas e celebrar os elogios com a equipe é uma oportunidade de aprimorar ainda mais um serviço que já nasce com o propósito de encantar.

4 -) Invista em tecnologia

A tecnologia também tem contado muito para dar agilizar aos processos. Um sistema eficaz de pedidos e pagamentos melhora não apenas a eficiência do serviço, mas também amplia a satisfação do cliente. Em tempos digitais, garantir um restaurante seja encontrado facilmente online e oferecer uma experiência de navegação intuitiva – seja para fazer uma reserva ou consultar o cardápio – é um fator de suma importância.

5 -) Treine a equipe com maestria.

É evidente que um atendimento impecável é o coração do sucesso no universo da gastronomia. Afinal, fidelizar clientes é construir um relacionamento duradouro onde, a cada visita, o cliente se sente único e valorizado. É essencial investir em treinamento para que a equipe conheça cada detalhe do cardápio e do funcionamento do negócio mas, mais importante ainda, é ensinar a arte de escutar e interpretar os sinais dos clientes. Empatia e personalização são palavras-chave.

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço. O mentor atende mais de 3.000 empresários do setor gastronômico.