Para agradar os paladares mais exigentes, o chef Camilo Vanazzi desenvolveu um menu de três tempos que harmonizam perfeitamente com os rótulos cuidadosamente selecionados pelo sommelier Luis Otávio Álvares Cruz, que procura destacar os produtores locais e comprometidos com a agricultura orgânica e sustentável.

Para começar a noite, o chef traz duas refrescantes opções de entradas, uma lagosta confitada, servida com caviar, creme de mandioquinha e mel picante e um consommé de cogumelos, servido com palmito pupunha grelhado, azeite de ervas e mini brotos. O premiado sommelier Luis Otávio escolheu o Sul da Itália, na região da Puglia, com uma das variedades brancas icônicas do sul, a Fiano costuma integrar vinhos com certa cremosidade, o rótulo italiano Fiano Gelso Bianco Podere (2021), “ótimo para harmonizar com pratos com mais intensidade de sabor e textura rica, como a lagosta confitada com caviar e creme de mandioquinha, além do mel picante que exige um vinho com perfil aromático exuberante, característica clássica desse varietal. Já para aqueles que optaram pelo consommé de cogumelos, a harmonização foca nos aromas florais da Fiano, notas de jasmim e ervas finas são exaltadas em contraposição. Nessa harmonização, o vinho aparece mais, enquanto na combinação com a lagosta, o prato ganha protagonismo.

Para o prato principal, os convidados podem optar por uma das três deliciosas opções, a pesca do dia, servida com quinoa real, aspargos, avelãs e molho de capim limão com leite de coco; pelo conchiglione recheado com carne de porco e foie gras, perfumado com laranja e regado a um suculento molho canastra. Ambos harmonizados com o rótulo Riesling Rochee Roule (2020), de um dos produtores mais emblemáticos da França: Domaine Zind Humbrecht, que desde 1658 está localizado em Turckheim. O terroir é muito reconhecido pela acidez pronunciada, perfeito para combater a gordura do porco e do foie gras, e tem o frescor para acompanhar a pesca do dia. Os aspargos e o capim limão e leite de coco também pedem um branco de boa acidez para segurar todos esses elementos.

Já a terceira opção de prato principal apresentada pelo chef é um suculento filé de angus à Provençal, servido com purê de abóbora tostada, molho de alho negro e cebola caramelada no vinho tinto, servido com o rótulo brasileiro Viapiana Cabernet Franc (2020), que apresenta notas de frutas negras maduras, tabaco, ervas secas e grafite, além das notas de cedro, complexidade adquiridas nos 12 meses em carvalho francês. Com o filé, é a combinação perfeita, possui taninos finos e de média intensidade, o bastante para combinar com a gordura da carne.

Para fechar a experiência, a Chef Pâtisserie Luisa Jungblut criou duas opções: o entremet de cream cheese com flor de sal e doce de leite artesanal feito na casa ou pela tarte tartin de maçã verde, servida com chantilly de mascarpone. Para acompanhar, o sommelier traz à mesa o vinho francês DV Doisy-Védrines Sauternes (2016), um vinho doce clássico de Bordeaux, com acidez e frescor balanceados. O Entremet ressalta as notas de envelhecimento do vinho, que é da safra 2016 e já apresenta frutas secas e notas de mel.

Estão incluídos, ainda, não alcoólicos como sucos, refrigerantes e água. Essa é uma oportunidade única de experimentar um menu exclusivo com vista privilegiada da praia de Copacabana. Para mais informações e reservas, entre em contato pelo (21) 99255-9920.

Serviço

Hotel Emiliano Rio – Rooftop

Endereço: Av. Atlântica, 3.804 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-001

Valor menu harmonizado: R$ 725 + 15% (taxa de serviço) por pessoa

Valor sem harmonização: R$ 460 +15% (taxa de serviço) por pessoa

Reservas: (21) 99255-9920

Instagram: @gastronomiaemiliano