Freepik

A autonomia de crianças neurodivergentes é uma preocupação para pais e cuidadores, que buscam a promoção de seu protagonismo desde os primeiros anos. Entre as atividades com esse intuito estão a leitura e a contação de histórias, que podem ser usadas como promoção do desenvolvimento cognitivo e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dislexia, Síndrome de Down e TDAH. As atividades ainda oferecem estímulos e ajudam a desenvolver habilidades de comunicação, memória e compreensão de ideias abstratas.

Projeto TEiA

O projeto TEiA, da Sala de Leitura e Livraria Tangolomango, tem o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo e social das crianças neurodivergentes por meio da leitura e da contação de histórias, sob a coordenação de Vera Veronesi, educadora especialista em leitura, responsável pela execução de projetos literários, atuante em Nova Friburgo. Com atividades conduzidas pela neuropsicopedagoga Viviane Thomaz, com assessoria do contador de histórias e arte educador Laerte Vargas, o projeto oferece quatro encontros mensais para grupos de até quatro crianças. “É um processo lúdico, com propósito de ser um facilitador para enfrentar desafios, como dificuldades de interação social e concentração, desenvolvimento da capacidade cognitiva, entre outros. Tem caráter terapêutico, mas não se trata de terapia. Usaremos a leitura e a sensibilização artística nesse trabalho”, explica Laerte Vargas.

A inclusão e o desenvolvimento de crianças neurodivergentes estiveram presentes desde o processo embrionário da Tangolomango, com escolhas de livros que promovem a conscientização e o desenvolvimento delas. No projeto, as crianças poderão vivenciar a ambiência de uma livraria, onde serão desenvolvidas atividades lúdicas a partir dos livros sociais e contos de fada.

“A leitura e a contação de histórias podem interferir, de forma significativa, para que cada indivíduo, com suas especificidades, possa evoluir e ter ganhos no que tange à socialização e evolução cognitiva. A literatura infantil, hoje em dia, deixou de ser apenas um passaporte para a fantasia. Ela presta um grande serviço na solução de impasses e inquietações dos pequenos leitores. A Tangolomango se esmerou em trazer um expressivo acervo de livros sociais que ajudam a criança a se preparar para mudanças futuras na rotina, desmistificar interações sociais e relacionar o repertório comportamental às experiências do dia a dia”, declara Laerte Vargas, responsável pelo espaço, acrescentando que “os contos de fada abrem as portas do inconsc iente permitindo que, através do enredo, a criança possa vencer suas bruxas e dragões.”

Projeto desenvolvido para atender necessidades individuais

O projeto da Tangolomango busca fornecer um ambiente que atenda às necessidades específicas de cada criança. A primeira edição do programa atenderá apenas às crianças portadoras de TEA, nível 1; avançando para as demais neurodivergências, em próximas edições. Antes do início da participação das crianças, os pais participam de uma entrevista com a coordenadora Vera Veronesi e, posteriormente, um encontro com a neuropsicopedagoga Viviane Thomaz. “Nesse encontro, conversaremos sobre a crianças, suas dificuldades e demandas. Além de explicar para os responsáveis como o projeto será desenvolvido”, explica a neuropsicopedagoga.

Benefícios específicos da leitura e contação de histórias para crianças neurodivergentes

A leitura e a contação de histórias ajudam no desenvolvimento de crianças neurodivergentes, oferecendo benefícios significativos para suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A coordenadora do Projeto TEiA, Vera Veronese, lista as áreas em que a leitura e contação de história atuam:

· Abstração e imaginação: livros e histórias podem ajudar crianças neurodivergentes a lidar com a rigidez mental, expandindo sua capacidade de imaginar e criar cenários;

· Desenvolvimento cognitivo: a leitura estimula a memória, a atenção e o raciocínio, habilidades essenciais para o desenvolvimento intelectual;

·Empatia e compreensão: através de personagens e situações diversas, a leitura pode ajudar as crianças a entenderem diferentes perspectivas e emoções, desenvolvendo a empatia;

 · Alfabetização: a exposição precoce à leitura e à escrita auxilia no desenvolvimento da linguagem, facilitando o processo de alfabetização;

· Autonomia e protagonismo: livros que retratam crianças sendo autônomas e protagonistas em suas histórias podem inspirar e encorajar as crianças neurodivergentes a desenvolverem essas habilidades;

 · Socialização e comunicação: a contação de histórias pode ser uma atividade social, promovendo a interação, a comunicação e o desenvolvimento da linguagem;

· Resolução de conflitos: histórias podem abordar situações desafiadoras de forma segura, permitindo que as crianças experimentem e aprendam a lidar com emoções e conflitos;

· Redução do estigma: livros sobre neurodiversidade podem ajudar a normalizar e aceitar as diferenças, reduzindo o estigma associado a condições como o TEA e o TDAH.

Ambiente acolhedor e preparado para as crianças

O espaço físico da sala de leitura e livraria da Tangolomango tem a leveza de tapetes e almofadas pelo chão convidando à leitura e ao relaxamento. Os livros estão dispostos em prateleiras baixas, facilitando o acesso das crianças, que podem folhear e ler as obras disponíveis.

O responsável pelo espaço, o ator, contador de histórias e arte educador, Laerte Vargas, tem uma trajetória de mais de trinta anos formando agentes de leitura e arte educadores. Foi coordenador da Escolinha de Arte do Brasil no curso CIAE (Curso Intensivo de Arte na Educação). Também atuou nos mais respeitados programas de leitura do Brasil, entre eles, o Proler, Leia Brasil e Paixão de Ler.

A psicopedagoga Viviane Tomaz é graduada em Letras- Literatura e pós graduada em Neuropsicopedagogia. Tem experiência como professora de língua portuguesa e na área de educação inclusiva.

Pais e responsáveis interessados no projeto podem entrar em contato com a livraria Tangolomango através do whats app: (22) 22 99285 1862 ou do e-mail tangolomangoler@gmail.com.