Complexo Educacional Paulo Rónai é inaugurado e Nova Friburgo ganha crônica de Cora Rónai com gratidão e afeto
Na manhã do último sábado, 23, foi inaugurado o Complexo Educacional Paulo Rónai na Rua José Tessarollo dos Santos, 70, no Paissandu, no casarão que abrigou o Colégio Cêfel por tantos anos.
O evento contou com a participação de diversas personalidades, entre elas estavam o embaixador da Hungria, Zoltán Szentgyörgyi; o prefeito Johnny Maycon; o vice-prefeito Serginho; o secretário da Casa Civil, Pierre Moraes; a secretária de Educação, Caroline Klein; o secretário de Cultura, Joffre Evandro; a vereadora Vanderléia Abrace Essa Ideia; a presidente da Associação Húngara de Nova Friburgo, Eva Bitó; e a viúva de Paulo Rónai, Sra. Nora Tausz Rónai.
O local vai abrigar o novo endereço da Biblioteca da SME (Secretaria Municipal de Educação), o Clube de Xadrez Municipal e também será um Centro de Atendimento Educacional Especializado e o Centro de Capacitação para os profissionais da rede municipal, além da Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, que funciona em prédio anexo.
Zoltán Szentgyörgyi, o embaixador da Hungria, comentou sobre a importância que a data, 23 de outubro, tem para os húngaros, por marcar a luta pela liberdade do país. E salientou a importância da vida e obra do Paulo Rónai, e que se apaixonou pela história e personalidade do escritor.
Hoje, 28, a jornalista Cora Rónai, filha de Paulo, dedicou sua coluna em O Globo à Nova Friburgo e fala com saudades de uma cidade que não existe mais, com gratidão e afeto. Vale a pena ler e refletir.