O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, se reuniu na manhã de terça-feira, 20, na sede das entidades, com o recém-empossado secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Felippe Schenquel, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Tadeu Miranda. O encontro teve objetivo de promover aproximação do novo secretário com a CDL e o Sincomércio, que atuam em nome dos empresários do comércio, setor de grande importância para a economia da cidade, e de Braulio, representante na região da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora de Sesc e Senac.

Braulio Rezende tratou com o secretário e o subsecretário de aspectos da economia municipal e do comércio em particular, destacando a qualificação profissional como um dos maiores desafios em todos os segmentos, públicos e privados. Na conversa, ele enumerou as muitas ações empreendidas pelo Senac em Nova Friburgo para capacitação de mão de obra.

“Como uma das várias iniciativas na cidade, podemos lembrar que o Senac inaugurou, em dezembro de 2024, uma ampla sede no Espaço Arp, que conta com equipamentos de última geração e a mais moderna cozinha entre as unidades do Estado. Em 2025, habilitamos lá, somente no curso de Gastronomia, mais de cem profissionais, que já estão no mercado, atendendo a hotéis e restaurantes de Nova Friburgo e municípios vizinhos”, ressaltou Braulio Rezende.

Felippe Schenquel, que assumiu em dezembro, falou com Braulio sobre seus projetos para a secretaria, direcionados à formação profissional e à legalização de empresas que se mantêm na informalidade. Ele detalhou para o presidente da CDL e do Sincomércio as atribuições da pasta, que se divide em quatro subsecretarias: Desenvolvimento Econômico, Ensino Superior e Profissionalizante, Casa do Trabalhador e Tecnologia e Informação (TI).

“Queremos oferecer à população ferramentas para capacitação e formalização, facilitar o acesso à educação e a oportunidades diversas”, assinalou Felippe, que ganhou de Braulio um exemplar do livro “O comércio de Nova Friburgo: Histórias e personagens”, publicado pela Editora Senac Rio, com apoio da Fecomércio, e lançado pela CDL e pelo Sincomércio em fevereiro do ano passado.