Dia da Cerveja – Especialista do Viking Axes dá dicas sobre os tipos de cerveja que caíram no gosto dos brasileiros
No dia 5 de agosto, sexta-feira, é comemorado o Dia da Internacional da Cerveja. A celebração, criada na Califórnia há 15 anos, é uma ode a quem fabrica, serve e consome cerveja, ou seja, boa parte da população do mundo – depois da água e do café, a cerveja é a bebida mais consumida do planeta.
Alçada à estrela de alguns anos para cá, quando inúmeros tipos e rótulos se multiplicaram no mercado, a bebida é quase uma unanimidade entre a população adulta. “No Brasil, costumamos associar a cerveja à praia, calor e verão e só bebemos gelada. Mas há diversas formas de consumi-la, inclusive em temperatura ambiente”, explica Philippe Blackman, sócio do Viking Axes – por lá, 8 tipos de cervejas artesanais são servidos em canecas especiais, inclusive as famosas feitas de madeira, que servem até 1 litro da bebida e podem ser compradas como souvenir da casa.
A seguir, Blackman dá alguns detalhes sobre alguns tipos de cerva e como consumi-las.
Rubyweiss – Ibu 16 avb:5,5 % ebc: 17.
“A Rubyweiss é uma cerveja de trigo com doses generosas de malte cara ruby, com sabor fenólico e caramelado presentes, e que harmoniza com frutos do mar, salsichas alemãs e carnes brancas.
Bohemian Pilsner – Ibu 32 abv 5,2% ebc 5.8.
“Você já bebeu uma boa Pilsner? Quem disse que pilsner tem que ser uma cerveja sem graça? Na nossa opinião, é a melhor cerveja! Com 4 adições de lúpulo saaz de origem tcheca, nossa bohemian pilsner tem um balanço harmônico entre dulçor e amargor, a deixando com ótimo drinkability, de cor dourada e brilhante, extremamente refrescante, que harmoniza com camarão grelhado, empanadas argentinas, salame e pizzas”.
Puro Malte – Ibu 13 abv:4,2% ebc 4,7.
“Da água cristalina das montanhas aos complexos sabores dos maltes belgas e lúpulos alemães, a nossa Puro Malte reúne a leveza a um sabor intenso, ideal para quem deseja ingressar nessa jornada de cervejas verdadeiramente feitas à mão. Ela harmoniza com pizzas, camarões, salame e salmão”.
Red Hell – Ibu 23 abv:7 ebc 32.
“A Red Hellé uma cerveja forte como um Mamute, vermelha como o sangue, com notas de café e caramelo. De sabor refrescante e maltado, atende até aos degustadores mais exigentes. Harmoniza com carnes, massas e pratos temperados”.
Punk Pumpkin – Ibu 90 abv 5,8% ebc 22.
“A combinação perfeita de lúpulos americanos e tchecos com o sabor único da abóbora nova caravela. Assim surge a nossa punk pumpkin, uma ipa com amargor na medida certa, refrescante no início e seca no final. Ela harmoniza bem com hambúrguer, tortilhas mexicanas, massas ao pesto e comidas picantes”.
Dark Moon – Ibu 22 abv 5,2% ebc 54.
“A cor escura dessa Mamute esconde um paladar suave e refrescante. O baixo amargor desta cerveja destaca a combinação de sabores dos maltes de caramelo e chocolate, com notas de pão tostado e nozes. Para completar essa experiência sensorial, a adição de amêndoas torradas é o maior segredo desta fera”.
Mamute Vienna Lager – Ibu 21 abv 5% ebc 21.
“A Mamute Vienna Lager têm um ótimo equilíbrio entre o malte e lúpulo. De coloração cobre e brilhante, sua textura aveludada e suave traz excelente drinkability. A Vienna Lager é inevitavelmente associada a um nome, Anton Dreher, cervejeiro austríaco que em 1840 teve a brilhante ideia de combinar as características de frescor das cervejas lagers. Ela harmoniza com Risoto de Funghi e Hambúrguer grelhado”.
Mamute Session Ipa – Ibu 51 abv 4,2% ebc 9.
“Essa é a versão mais leve e menos alcoólica do estilo India Pale Ale. Nossa Mamute Session ipa conta com cargas generosas de dry hop de lúpulo comet e técnica First Wort de lupulagem, trazendo características únicas de amargor, com perfil sensorial aromático cítrico”.