No domingo, 19, foié celebrado o Dia do Cabeleireiro, data que homenageia e reconhece esses profissionais como “arquitetos da autoestima”, desempenhando papel fundamental na confiança e bem-estar de seus clientes. Mais que técnica, cabeleireiros oferecem suas habilidades e veia artística para a construção de visuais únicos, e têm se destacado também como empreendedores de sucesso.

O número cada vez maior de profissionais nacional e internacionalmente reconhecidos por seus trabalhos é uma evidência do potencial aspiracional da profissão, capaz de transformar realidades. No Brasil, existem mais 1.3 milhão¹ de salões de beleza ativos, o que evidencia a pujança desse mercado a nível nacional. Ainda, segundo dados do IBGE, cabeleireiros representam a maior parcela de MEIs (Micro Empreendedor Individual) no país, destacando-se como empresários de seus próprios negócios, capazes de criar novas marcas e formas de se conectar com seus públicos.

Protagonistas de toda uma divisão

“É um dia para celebrarmos a dedicação, sensibilidade e talento desses profissionais que transformam a autoestima de milhares de pessoas, todos os dias. Profissionais que veem na categoria da beleza uma forma de prosperar e conquistar seus sonhos” comenta Joana Fleury, diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil.

L’Oréal Produtos Profissionais, divisão de negócios que deu origem ao Grupo L’Oréal, tem como propósito justamente apoiar os cabeleireiros e desenvolver de forma sustentável o setor de beleza profissional. Por isso, tem unido esforços a parceiros estratégicos para, ano após ano, fomentar projetos e iniciativas que beneficiem esses profissionais, a indústria e toda a comunidade.

Como fruto deste trabalho, a divisão lançou em 2024 o programa Geração PRO, com foco na inclusão produtiva de juventudes na área da beleza. Em parceria com o Senac-DF, L’Oréal Produtos Profissionais tem oferecido formação e capacitação gratuitas na profissão de cabeleireiro para jovens entre 16 e 34 anos, de grupos prioritários. A expectativa é que, ao final de 18 meses, mais de 300 pessoas tenham sido profissionalizadas.

Para profissionais em início de carreira, o L’Oréal Access, plataforma de treinamentos online e gratuita, oferece reciclagens e temas específicos do dia a dia de salão, novidades técnicas e serviços de tendência. O curso EAD do Instituto L’Oréal + Descomplica, por sua vez, oferece um modelo de formação básica completa e híbrida para quem deseja se formar como cabeleireiro conhecendo todas as disciplinas, com um custo até 30% menor que um curso 100% presencial, e com formação média em 6 meses.

Paralelo a essas iniciativas, o Instituto L’Oréal é uma das maiores referências em educação no mercado de beleza no Brasil. Ao todo, mais de 36.000 profissionais já foram formados em cursos de diversos formatos, que vão desde níveis mais básicos até capacitações mais técnicas e completas.

“Cabeleireiros são os grandes protagonistas de tudo o que fazemos. Acreditamos plenamente no poder transformador da profissão, e por isso temos engajado parceiros neste movimento. Por meio dessa união, nosso propósito ganha forma, nome e resultado, impactando e beneficiando cada vez mais pessoas, além de atrair visibilidade para uma carreira tão especial e inspiradora como essa” afirma Joana Fleury.

A realização da 1ª edição do L’Oréal PRO Summit é um reflexo disso, tendo reunido nomes como Washington Nunnes, Min Kim, Vivi Siqueira, Lucas Possetti, Tiago Parente e João Bosco, em um dia de imersão para o público profissional. Com uma agenda repleta de desfiles, shows, masterclasses e a final do icônico Colour Trophy, o evento reforçou e celebrou o caráter fashion, inovador e glamouroso da profissão de cabeleireiro.