O Brasil celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino em 19 de novembro e destacamos uma  história que exemplifica o poder de transformação liderado por mulheres. Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, as mulheres já representam 54,6% dos potenciais empreendedores no país, superando a participação masculina pela primeira vez. Nesse contexto, empresas como a Bright Side Candles estão na linha de frente dessa revolução, impulsionando o setor com inovação sustentável e um legado familiar.

Uma nova geração de negócios conscientes

De acordo com o relatório anual do Sebrae sobre empreendedorismo feminino, divulgado em 2024, cerca de 10 milhões de mulheres no Brasil lideram seus próprios negócios, principalmente em setores como serviços e comércio. Esse crescimento sinaliza uma mudança na forma como as empresas estão sendo conduzidas, com foco crescente em impacto social e sustentabilidade.

É nesse contexto que a trajetória de Andréa e Camilla Marins se insere. Com um negócio que nasceu da paixão pela decoração e pelo meio ambiente, elas encontraram um nicho em um mercado ainda dominado por produtos e fórmulas convencionais.

“Desde o início, percebemos que havia uma demanda crescente por produtos que fossem ambientalmente responsáveis, e apostamos nisso quando o mercado brasileiro ainda estava engatinhando nesse sentido”, afirma Camilla Marins, co-fundadora da marca.

Em vez de optar por velas à base de parafina, a dupla decidiu investir em cera vegetal e outros materiais renováveis, buscando transformar hábitos de consumo e trazer uma proposta mais alinhada com as novas demandas por responsabilidade ambiental. Em quase uma década de atuação, a marca vem mostrando que é possível unir propósito e inovação, crescendo em sintonia com um mercado que não para de evoluir.

Rumo a um futuro guiado por novos valores

Além de se destacarem como pioneiras no mercado brasileiro de velas sustentáveis, Andréa e Camilla simbolizam a força da nova geração de mulheres empreendedoras que estão moldando o futuro dos negócios. Em um cenário onde 52,1% das mulheres que lideram empresas também são responsáveis por suas famílias, a trajetória dessa dupla vai além do sucesso empresarial. “Essa nossa geração de mulheres empreendedoras está ressignificando o conceito de sucesso, dando a mesma importância ao impacto social, à responsabilidade ecológica e ao empoderamento feminino quanto à realização nos negócios”, destaca Camilla Marins.

Com o mercado de velas ecológicas em ascensão, as fundadoras continuam a investir em inovação para se manterem à frente. Para elas, o sucesso da marca é uma prova de que mulheres podem, sim, liderar com impacto e propósito. “Desejamos que outras mulheres vejam que é possível transformar uma paixão em um negócio sustentável e significativo,” destaca Andréa Marins.

Para saber mais, visite o site www.brightside.com.br