Empresas já estão aptas a fabricar as máscaras para serem distribuídas à população friburguense
Cento e três empresas se cadastraram para a produção de máscaras que serão distribuídas à população friburguense, conforme edital da Prefeitura de Nova Friburgo. Inscritas pelo link disponibilizado, todas passaram por análise minuciosa da equipe técnica do Centro de Formação do Vestuário (Cevest), setor da estrutura da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A prefeitura considerou positiva a adesão ao edital. A intenção é adquirir até um milhão de máscaras para distribuição gratuita à população friburguense e o quantitativo apresentado pelas 103 empresas participantes está na faixa de 955 mil máscaras, segundo levantamento preliminar efetuado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. Após a habilitação documental, cuja análise está ocorrendo a partir desta quarta-feira, dia 29 de abril, as empresas habilitadas serão contatadas para apresentar as amostras ao longo dos próximos dias. Após análise e sua aprovação será solicitada pela Secretaria de Saúde a emissão da nota de empenho junto à Secretaria de Finanças. Após a emissão do empenho é que as empresas estarão autorizadas a produzir, o que deve ocorrer até o início da próxima semana, conforme expectativa do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Verly.
No edital está previsto o prazo de sete dias úteis para entrega das máscaras produzidas pelas confecções à prefeitura, mais precisamente no almoxarifado central da Secretaria de Saúde. Verly espera que até meados de maio as máscaras adquiridas pela prefeitura comecem a chegar à população. A distribuição será feita pelas secretarias municipais, em especial as de Educação, Saúde e Assistência Social, que possuem maior capilaridade, através de escolas, creches, unidades básicas de saúde e centros de assistência social.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação acredita que a atual chamada pública atenderá plenamente à demanda local, de forma que a Prefeitura de Nova Friburgo possa contribuir para aumentar a proteção da população nesse momento crítico que vivemos, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).