José Henrique Bortoluci, autor convidado
Foto: Caio Oviedo/Editora Fósforo

Com o interesse de contar a história do pai, que foi motorista de caminhão durante cinquenta anos, o sociólogo e professor José Henrique Bortoluci traça uma história recente do país e da própria família em um ensaio biográfico de rara sensibilidade publicado no último ano pela Editora Fósforo. O ensaio biográfico “O que é meu” é o tema do Encontro de Leituras de abril, apresentado por Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, que recebem o próprio autor, atualmente professor da FGV São Paulo, como convidado especial.

Em 9 de abril, o trio realiza o encontro online aberto ao público para discutir este livro de estreia composto por capítulos marcantes do passado e do presente do País, expressa pelos olhos de um cidadão comum, que vivenciou a ditadura militar, a construção da Rodovia Transamazônica e as marcas da violência da urbanização no interior do Brasil.

Bortoluci tem consciência de que a matéria-prima de sua escrita é composta por camadas, mediada pela memória, pela subjetividade de quem narra, pelo tempo. Mas essa impureza da matéria é justamente a chave para a concisão deste texto que, por nunca falar de uma coisa só, se desdobra em registros e territórios pouco explorados na literatura. A devastação que assola o país também permite que o autor se aproxime de outro assunto doloroso: o câncer que acomete seu pai e o tratamento médico pelo qual ele passa durante a escrita do livro. As marcas no corpo do paciente, assim como as estradas que cortam o país, cicatrizes de um projeto desenvolvimentista que até hoje perdura em nosso imaginário político. A distância que ele percorre com o caminhão também é aquela que foi se abrindo entre seu destino e o do filho, hoje professor universitário.

O Encontro reúne leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. Os encontros são gratuitos e acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 18h do Brasil e 22h de Portugal. O evento não é transmitido nas redes sociais, nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais.

Este não é o primeiro projeto coordenado pela Quatro Cinco Um voltado à leitura, outros encontros fizeram parte das ações da associação, como aqueles realizados em parceria com a Aliança Francesa, a Embaixada da França e a Escola Eliezer Max. A Japan House de São Paulo também é parceira nessa iniciativa com o Clube de Leitura que acontece na última quinta-feira de cada mês, na modalidade online e discute livros de autores nipônicos traduzidos diretamente do japonês para o português, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário.

A parceria entre a Quatro Cinco Um e o PÚBLICO conta com um espaço editorial fixo nos dois veículos e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre os países de língua portuguesa. A editoria especial publica materiais jornalísticos sobre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor que tenham sido lançados dos dois lados do oceano. A newsletter mensal traz notas, curiosidades, imagens e informações sobre as novidades das livrarias e os eventos literários em Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades onde se fala português. De vez em quando, na programação de festivais e em outras ocasiões, eventos presenciais serão realizados.

Sobre a Revista Quatro Cinco Um

Publicada em edição impressa, site, newsletters, podcasts e clubes de leitura, a revista dos livros seleciona e divulga mensalmente cerca de duzentos lançamentos em mais de vinte áreas da produção editorial brasileira.

Em linguagem clara, sem jargões nem hermetismo, os textos são assinados por nomes de destaque da crítica e da cultura. Tendo o pluralismo e a bibliodiversidade como nortes editoriais, a Quatro Cinco Um busca misturar em sua pauta diferentes gerações, sensibilidades e pontos de vista. Projetos editoriais especiais focalizam temas relevantes, tais como cidades, democracia e justiça, literatura infantojuvenil, literatura japonesa, literatura francesa, literatura israelense e livros LGBTQIA+.

Desde 2019, a revista publica duas vezes por mês o 451 MHz, primeiro podcast da imprensa profissional dedicado exclusivamente a livros. Acreditamos no livro como objeto de transformação individual e coletiva, com base no princípio de que não há sociedade democrática sem ampla circulação de livros.

A revista foi lançada em maio de 2017, dirigida pela Associação Quatro Cinco Um, que tem como diretores os jornalistas Paulo Werneck e Humberto Werneck.

Serviço

Encontro de Leituras | Quatro Cinco Um + Público

“O que é meu”, de José Henrique Bortoluci

Quando: terça-feira, 09/04

Horário: 18h (Brasil), 22h (Lisboa, Portugal)

Mediação: Paulo Werneck e Isabel Coutinho

Convidado: José Henrique Bortoluci

O evento não tem transmissão ao vivo

Aberto ao público

Transformação em vídeo e podcast

Acesso à sala virtual do zoom: https://us06web.zoom.us/j/82156058496?pwd=XVajCpNXeHl8x1QmXY9aL32G2yfHoB.1

ID: 821 5605 8496

Senha de acesso 719623