Entrevista com Ailton Krenak e homenagem a Ana Maria Machado marcam o Entrelinhas desta sexta (3/10)

Nesta sexta-feira (3/10), o Entrelinhas conversa com o filósofo e ambientalista Ailton Krenak sobre a mostra do Itaú Cultural em sua homenagem; faz um tributo à escritora Ana Maria Machado, anunciada como Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti; e recebe a professora de literatura da USP e tradutora Aurora Bernardini, e a booktuber e dramaturga Livia Piccolo. Comandado por Manuel da Costa Pinto, o programa vai ao ar às 20h, na TV Cultura.
As obras, manuscritos e registros da trajetória de Ailton Krenak, primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), são o centro da Ocupação Itaú Cultural, em São Paulo. Para saber mais sobre as fases da vida de Krenak retratadas e as produções expostas, o programa bate um papo com ele, diretamente da exibição.
Além disso, a atração aborda uma polêmica que inflamou o meio literário nas últimas semanas. Em um perfil publicado na Folha de S.Paulo, a professora de literatura da USP e tradutora Aurora Bernardini comentou que falta, a alguns dos autores mais lidos do momento, o necessário trabalho com a linguagem que caracteriza a literatura.
Para entender melhor o assunto, Manuel falou com a própria Aurora e com a booktuber e dramaturga Livia Piccolo, que dedicou um post sobre o assunto em seus perfis nas redes sociais.
O Entrelinhas termina com uma homenagem à escritora brasileira Ana Maria Machado, Personalidade Literária do Prêmio Jabuti de 2025. Em sua trajetória, a jornalista foi presidente da ABL e recebeu, além do próprio Jabuti, os prêmios Casa de las Américas, o prêmio Machado de Assis (pelo conjunto de sua obra) e o Hans Christian Andersen (por sua vasta produção para público infantil).