Estudantes do Rio de Janeiro são destaque entre finalistas de concurso de inovação da 12ª edição do Campus Mobile
Maria Eduarda de Carvalho, do curso de engenharia, e Clinton Hudson Moreira Pessoa, do curso de computação, estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão entre os finalistas da 12ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo que reúne estudantes e recém-formados de todo o Brasil.
Para a categoria Smart Cities, a jovem desenvolveu o Entre Pontos, um aplicativo que tem como objetivo conectar estudantes que fazem trajetos parecidos e em horários semelhantes, promovendo companhia durante a jornada. Maria conta que a ideia surgiu a partir de uma demanda pessoal. Desde muito nova ela precisou se locomover entre grandes distâncias para ir de sua casa até a escola, por vezes tinha a companhia de uma amiga, mas quando precisava ir sozinha, se sentia vulnerável ao utilizar o transporte público e percorrer todo trajeto necessário. O Entre Pontos surgiu com o propósito de resolver esse problema.
Na fase preparatória, a jovem revela que estava ansiosa com a possibilidade de participar de uma competição, no entanto, ao viver a experiência de imersão com os demais participantes, se sentiu acolhida e integrada. “Foi muito interessante para mim, que fui sozinha. Conheci várias pessoas, inclusive algumas que se disponibilizaram a me ajudar na fase final”, diz Maria, comentando que está trabalhando cada vez mais e com muito apoio para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática.
Também representa o estado, o jovem Clinton Hudson Moreira Pessoa, estudante de computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, em parceria com as estudantes Alice Thayná Costa Lopes, e Anna Thaís Costa Lopes, moradoras de Santarém, no Pará, desenvolveu um projeto para a categoria de Entretenimento. O Cariátides Ecoarte – Aplicativo de Arte e Cultura Amazônica tem como objetivo levar visibilidade para os artistas da região Norte por meio da tecnologia. Através de um catálogo digital e uma galeria virtual, os usuários podem conhecer a arte amazônica e se conectar com artistas regionais.
Os projetos vencedores em cada uma das seis categorias, Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech & Ag Tech, serão anunciados em maio. Os participantes responsáveis pelos aplicativos premiados serão contemplados com um valor em dinheiro para desenvolverem suas soluções e uma viagem de imersão para o Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de viver experiências em grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia.