Arlindinho faz homenagem ao pai, Arlindo Cruz.

O Festival Madureira inaugura o mês da Consciência Negra no Rio de Janeiro com três dias de música na quadra da Escola de Samba Império Serrano. Nomes como Leci Brandão, Arlindinho (homenageando seu pai, Arlindo Cruz), Awerê, além das baterias da Portela e do Império e muito mais atrações. O Festival, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta às 19h, sábado e domingo às 15h), sempre com ingressos populares, é uma iniciativa dos próprios agentes culturais locais da Rede Madureira reunidos em torno da concepção e da realização do evento com patrocínio da Secretaria de Cultura Municipal do Rio de Janeiro, FUNARJ e Rio Galeão.

Leci Brandão é uma das atrações.

Organizado pelas lideranças culturais do nobre bairro suburbano do Rio de Janeiro, o Festival pretende se estabelecer como um dos principais eventos que pensam a cultura negra no país. Madureira é um dos berços do samba carioca, coração do subúrbio do Rio e foi ali que se estabeleceu o Jongo. É ali também que há o famoso Mercadão de Madureira, de onde sai o cortejo da tradicional da festa de Yemanjá, o Baile Charme do Viaduto e as célebres Escolas de Samba Portela e Império Serrano.

A tradição do Jongo da Serrinha.

Amarrando todas as pontas, o Festival Madureira apresenta em sua primeira edição os nomes mais representativos da cultura do bairrp. “O Festival Madureira é uma plataforma de visibilidade preta e suburbana. Foi criado de baixo pra cima pelos próprios artistas e produtores pretos do bairro que se uniram de uns anos pra cá na Rede Madureira. Essa Rede criou uma incubadora de projetos dos grupos de lá e um Circuito Turístico na Zona Norte muito importante.  O Festival é fruto desse movimento que tá botando Madureira de novo no epicentro da cena cultural da cidade” – completa Pretinho da Serrinha, uma das crias da região.

Veja a programação completa:

4 DE NOVEMBRO – 19H

Noite da Beleza Negra – Agbara Dudu

Leci Brandão

Bloco afro Lemi Ayó

Bateria da Portela

5 DE NOVEMBRO – 15H

Homenagem a Arlindo Cruz

Arlindinho

Quintal da Magia

Feira Crespa

Escolas de samba mirins Império do Futuro e Filhos da Águia

DJ Cris Pantoja

Bateria do Império Serrano

6 DE NOVEMBRO – 15H

Homenagem aos tambores e a magia

Feira Crespa

Terreiro do Crioulo e Zé Luiz do Império

DJ Bieta

Roda de Jongo com Companhia de Aruanda

Awurê

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/festival-madureira-dia-3-tambores-ancestrais-de-madureira/1756861?token=6ad79feeb0e504e41bdaeaf4b4611634