Marcha Das Mulheres Negras 2025

Mais de 100 mil mulheres negras do Brasil marcharam em 2015 contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver – um processo histórico que impactou e definiu os rumos da organização política das mulheres negras no Brasil e na América Latina.
Quase dez anos depois, irmanadas com as muitas que estão ao redor do mundo, elas estão de volta e convocam a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, a 2ª Marcha Nacional (de caráter internacional) das Mulheres Negras.
No dia 25 de novembro de 2025, estarão em marcha novamente, carregando o legado do que veio antes e projetando um futuro onde a Reparação e o Bem Viver sejam realidade para todas.
A Marcha das Mulheres por Reparação e Bem Viver está sendo articulada em todos os 27 estados do país por meio de Comitês Impulsores Estaduais, Municipais e Regionais, mobilizados por mulheres negras, sejam elas integrantes de organizações, grupos comunitários ou ativistas independentes.
Esses comitês reúnem mulheres de diferentes contextos, fortalecendo o protagonismo negro em suas comunidades e promovendo o engajamento coletivo na construção desse movimento histórico.
Além disso, contam com um Comitê Impulsor Nacional, formado por articulações, redes e fóruns nacionais e regionais.
Em Nova Friburgo, a Plenária Regional Rumo a Marcha das Mulheres Negras 2025, ocorrerá no dia 24 de maio, sábado.
PROGRAMAÇÃO
DIA 24/05/25
10:00 ÀS 10:30 HORAS Acolhimento
10:30 ÀS 11:00 HORAS Apresentação Musical com a Cantora Bruna Bento
11:00 ÀS 11:30 HORAS Apresentação das Participantes
11:30 ÀS 13:00 HORAS Roda de Conversa “ Desafios e Perspectivas das Mulheres Negras da Região Serrana no enfrentamento as violências de gênero e raça e construção de agenda de lutas por município. (Construindo uma Agenda Regional).
13:00 HORAS Gravação do Vídeo para XI Marcha Estadual das Mulheres Negras e Brunch Apresentação Cultural de Bom Jardim CIA de Dança ANIPE “ Fusão Afro com Juliana Correa Galdino”
14:00 ÀS 14:30 Apresentação Cultural Slan de Petrópolis
14:30 ÀS 15:00 HORAS Uma fala sobre a Marcha Estadual de Mulheres Negras Encerramento das Atividades