Moda Sustentável: lixo têxtil se transforma em coleção de bolsas em Nova Friburgo
No Brasil, estima-se que cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis sejam descartadas anualmente. Desses, apenas 20% são reutilizados ou reciclados, uma vez que, a maioria acaba em aterros sanitários, demorando séculos para se decompor ou é queimada. Todos esses fatores, fizeram com que a empresária Kátia Marconi reinventasse o destino do lixo de sua fábrica de jeans, Insanidade Jeans, em Nova Friburgo.
Há cerca de cinco anos, a empresa se preocupa com a sustentabilidade e transforma seus resíduos em teares, que são aplicados em bolsas e mochilas para a marca. “Sempre que eu olhava aqueles restos de tecidos espalhados pelo chão, eu pensava que isso poderia ser reutilizado de outras formas, que não fazia sentido descartar. Fomos trabalhando algumas ideias e, finalmente, encontramos um jeito de deixar isso mais bonito, através do tear. Hoje, temos uma produção incrível, que pode ser aplicada em diversas peças.”, ressalta Kátia.
Atualmente, a empresa traz a sustentabilidade como tema de discussão para a confecção de suas peças, que vão desde sacolas às etiquetas, que foram substituídas por tecidos em vez de papel ou plástico: “A gente está sempre buscando um jeito de diminuir o lixo e reutilizar de várias formas. É importante para alertar aos nossos clientes sobre consumo consciente e moda sustentável.”, conta.
Este ano, a Insanidade Jeans completa seus 25 anos em Nova Friburgo, e uma das novidades será a Coleção Teares da Serra, assinada pelo estilista Tyrone Vieira. “Todas as peças são produzidas a partir de material reciclado. Juntamos o talento do maravilhoso Tyrone aos nossos tecidos e transformamos em bolsas lindas e estilosas, sem agredir o meio ambiente. Estamos tentando cada vez mais dar um novo sentido ao nosso lixo, estamos muito felizes com esse resultado.”, concluiu.
O lançamento da coleção será no próximo sábado, dia 19 de outubro, a partir das 14h, na Insanidade Jeans, em Nova Friburgo.