O banco de profissionais mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, acaba de completar 19 anos de existência. Fundado em outubro de 2006, o banco recebe currículos de candidatos em busca de colocação no mercado de trabalho e pedidos de indicação de empresas que abrem vagas. Os serviços são inteiramente gratuitos.

De acordo com o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, o diferencial do projeto consiste na pré-seleção efetuada por formandos do curso de Psicologia da Estácio, antes do encaminhamento dos candidatos às empresas, que visa a definir compatibilidade entre as características dos cargos e as dos profissionais.

Braulio acredita que o procedimento contribui para acerto nas admissões e redução de desgastes desnecessários para os dois lados.

“A marca de quase 20 anos atingida pelo nosso banco e a qualidade do atendimento nos deixam muito felizes. Os alunos da Estácio analisam os currículos e depois entrevistam os candidatos para montar seu perfil profissional, aumentando as chances de sucesso nas recomendações. A intenção é encontrar pessoas com competências moldadas aos postos disponibilizados pelas empresas. Os candidatos não selecionados de imediato seguem no banco para disputar outras vagas, mais adequadas às suas particularidades”, salienta Braulio.

Vanessa Matos Lima, professora da Estácio e coordenadora do estágio de Psicologia Organizacional e do Trabalho, comenta que o banco de profissionais se revela um importante apoio aos candidatos e também ao fortalecimento das empresas locais. Ela considera o projeto, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para os alunos utilizarem na prática seus conhecimentos e um exemplo de como a universidade pode andar junto à comunidade, “unindo excelência acadêmica, responsabilidade social e ajuda concreta para o mercado de trabalho de Nova Friburgo”.

“Para os estudantes, essa vivência tem sido enriquecedora, pois permite o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais dentro da Psicologia Organizacional. Pelo banco, promovemos ainda palestras e oficinas voltadas à realidade do mercado. No último dia 25, direcionamos a Oficina de Currículos de Impacto a candidatos que desejam se destacar em seus processos de seleção”, acrescenta ela.

O banco de profissionais funciona na recepção da sede da CDL e do Sincomércio, na Rua Fernando Bizzotto 39 – Centro, de segunda a sexta-feira em horário comercial e, nos sábados, na parte da manhã.