Nova Friburgo e Câmara Ítalo-Brasileira lançam bases para cooperação em estímulo ao comércio exterior
Na segunda-feira, 21, Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil, a Delegação Região Serrana da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, com atuação em aproximadamente 80 países, apresentou o seu programa de fortalecimento e recuperação do comércio exterior, que em breve, firmará um Acordo de Cooperação para a assistência em atividades comerciais, industriais, sociais e culturais entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a Câmara Ítalo-Brasileira. A parceria conta com o apoio da Firjan Centro Norte Fluminense, que vai oferecer suporte às empresas interessadas em exportações de produtos fabricados na cidade para o mercado europeu.
“Entre os dez principais produtos exportados por Nova Friburgo, sete são do setor têxtil/vestuário, denotando seu potencial exportador. Por isso, a Firjan vai dar todo o suporte à parceria entre o município e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria visando destacar a vocação para exportação e a oportunidade de desenvolver um plano de ação que beneficie os empresários exportadores”, disse Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro Norte Fluminense.
Segundo dados da Firjan Internacional, a Itália é a 5ª maior parceira comercial de Nova Friburgo, sendo a 3ª maior fornecedora de produtos e a 19ª maior compradora de produtos provenientes da cidade. O coordenador Giorgio Rossi apresentou números sobre o comércio exterior no estado e no município, além de informações sobre ferramentas oferecidas pela Firjan Internacional para o suporte aos empresários em busca de potenciais investidores estrangeiros.
O evento ocorreu na Firjan SENAI Espaço Moda com a presença do prefeito Johnny Maycon; Rodolfo Teichner, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; Pierre Moraes, secretário da Casa Civil; Alexandre Felizola, Delegado da Região Serrana da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria; Dalton Carestiato, membro emérito da Firjan; Janaína Botelho, historiadora; Álvaro Bachini, presidente da Casa D’Italia; Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF; Roosevelt Concy, presidente do Nova Friburgo Country Clube, além de empresários interessados comércio exterior.