Nova Friburgo é exemplo para outras cidades do planeta ao criar Lei adotando marco de sustentabilidade apresentado na ONU
Nova Friburgo é uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes localizada no meio das montanhas do estado do Rio de Janeiro. Fica a menos de 3 horas de carro da celebrada Cidade Maravilhosa. E, desde a última quinta-feira (19), deve ser conhecida como a primeira do mundo a sancionar o Marco de Sustentabilidade Flogen como Lei.
Proposta pelo vereador Professor Pierre e sancionada pelo prefeito Johnny Maycon, a Lei adota o arcabouço criado pelo cientista canadense e norte-americano Dr. Florian Kongoli em 2016, que foi apresentado na Organização das Nações Unidas, em Genebra, em 2022.
Ela define objetivamente os critérios da sustentabilidade – Proteção Ambiental, Desenvolvimento Social e Crescimento Econômico – e os atores que a viabilizam – Ciência e Tecnologia, Educação e Sociedade Civil, além de Governança e Gestão.
“Esses três critérios são igualmente importantes. Se um deles não for observado, não é sustentável”, diz o Dr. Kongoli, que é presidente do SIPS (Sustainability through Science and Technology Summit) , a maior conferência sobre o tema baseada em ciência e tecnologia do mundo.
Ele continua: “os jogadores funcionam como pilares, como se os critérios estivessem em cima de uma mesa de três pernas. Se um dos pilares faltar, a mesa cai”.
Nova Friburgo tem a maior cobertura florestal da Mata Atlântica, o menos preservado dos seis Biomas brasileiros. Com dois parques estaduais, tem mais de 60% de sua área coberta por árvores, muito mais do que a média de 17 dos 27 estados, o que totaliza menos de 8% da área original.
Segundo o professor Pierre, autor da Lei, “Nova Friburgo está dando exemplo para outras cidades do planeta. Queremos provar que é possível prosperar e preservar o Meio Ambiente”.
A cidade tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano, IDH, do país, 0,745, em 1.000.
“Nossa cidade preserva o meio ambiente e, ao mesmo tempo, temos uma indústria muito forte. Uma economia ativa nos permite investir em educação e no sistema de saúde pública. Ao adotar o Flogen Sustainability Framework, podemos garantir que nossas gerações futuras tenham a garantia de que isso continuará.”
A Lei será apresentada durante o SIPS, que reunirá 600 cientistas de mais de 60 países, incluindo 10 ganhadores do Prêmio Nobel.
O SIPS é organizado pela Flogen Stars Outreach . A edição de 2024 terá 50 simpósios e acontecerá no Out of the Blue Resort, em Creta, Grécia, de 20 a 24 de outubro.
Para mais informações, visite flogen.org/sips2024 ou entre em contato com Mario Linhares (WhatsApp +5521 99688-1415 ou e-mail mlinhares@flogen.org).